Leandro Luzone: o advogado brasileiro que ultrapassou fronteiras

Do Brasil para o mundo, ele atua como advogado, empresário e autor em vários países, conectando sistemas jurídicos, mercados e culturas com fluência técnica, visão global e diplomacia estratégica.
Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, poucos advogados conseguem transitar com tanta fluidez entre culturas, sistemas jurídicos e ambientes empresariais como Leandro Luzone. Brasileiro de nascimento e hoje reconhecido na área do Direito Empresarial e Internacional, Luzone construiu uma carreira que une profundidade técnica, visão global e atuação prática em vários países.
Diretor da Luzone Legal, banca de advocacia internacional, e à frente do Luzone Group — conglomerado que atua nas áreas jurídica, financeira e de investimentos —, ele é mais que apenas um advogado. É também empresário, autor, assessor de M&A, palestrante e consultor de multinacionais.
Leandro Luzone construiu ao longo das últimas décadas uma carreira sólida e de destaque no cenário jurídico global, não apenas pelo conhecimento técnico, mas também por sua capacidade diplomática e uma rede de contatos que se estende por todo o mundo.
Hoje, ele possui conexões e negócios com advogados e consultores de vários países, seja para abrir uma empresa offshore em um paraíso fiscal, seja para expandir uma empresa brasileira para os Emirados Árabes, Europa ou Estados Unidos, por exemplo, ou para assessorar empresas estrangeiras que desejam iniciar suas operações ou adquirir empresas no Brasil.
Sua formação acadêmica reflete sua atuação internacional. Luzone é especialista em Direito Internacional Privado pela Academia de Direito Internacional de Haia, sediada no Palácio da Paz, na Holanda, e é especialista em Fusões e Aquisições, pela Imperial College Business School, em Londres.
Com atuação reconhecida nos EUA, Europa e América Latina, Luzone é registrado como advogado no Brasil, Portugal e no Texas, e membro de uma ampla lista de instituições jurídicas internacionais.
Entre elas estão a State Bar of Texas, a American Bar Association, a International Bar Association, o Conselho Internacional de Arbitragem Comercial (ICCA), a Association of European Attorneys e a Ordem dos Advogados de Portugal. No Brasil, é membro ainda das seccionais do Rio de Janeiro e de São Paulo da OAB.
Além de sua prática privada, Luzone colabora com instituições que moldam a economia e o Direito no cenário internacional. Atua como colaborador do Banco Mundial, sediado em Nova York, e do Bridwell Institute for Economic Freedom, da Southern Methodist University, sediada no Texas.
Ele também é Secretário Geral da International Association of Drilling Contractors (IADC) – Brazil Chapter, com sede em Houston e diretor do Brazilian Energy Council (BRENC), sediado em Santos. Esses cargos reforçam sua presença na interface entre os negócios e Direito a nível global.
Luzone também é autor de livros e artigos que influenciam profissionais e empresários no Brasil e no exterior. Em “Patrimônio: defenda o seu e o de sua família” e “Asset Legal Protection for Foreigners in Brazil”, ele compartilha estratégias para proteção patrimonial e gestão jurídica de ativos. Seus textos abordam temas como o mundo dos negócios e o universo jurídico, tais como investimentos, private equity, venture capital, fusões e aquisições e proteção jurídica patrimonial.
Fluente em português, inglês, francês e italiano, Luzone aproveita a linguagem como ponte entre mercados. Sua habilidade linguística vai além da fluência — ela se converte em compreensão cultural, algo vital em negociações internacionais.
Como um advogado que conseguiu ultrapassar fronteiras, Leandro Luzone serve como um exemplo de incentivo para outros profissionais que desejam exercer suas atividades além do seu próprio país e da sua própria terra natal, em um mundo que se interconecta cada vez mais.