De Blumenau para o mundo: por que estrangeiros estão escolhendo o Brasil e o Dr. Rafael Reinert para transplante capilar

Dr. Rafael Reinert é dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Associação Brasileira de Cirurgia e Restauração Capilar (ABCRC). (Divulgação)

Antes dominado por países como a Turquia, o transplante capilar agora coloca Blumenau no centro de turismo médico mundial, com pacientes dos EUA, Europa e até Oriente Médio.

Publicidade

 

Enquanto a Turquia dominou por anos o mercado de transplantes capilares, um novo player surge com força no cenário internacional: o Brasil. E não se trata apenas de preços competitivos, mas de uma combinação rara que abrange profissionais com formação de ponta, tecnologia de última geração e um custo que chega a ser 40% menor que o de países europeus.

Um dos grandes representantes desse movimento é o Dr. Rafael Reinert, dermatologista referência em restauração capilar e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em entrevista exclusiva, ele detalha por que pacientes dos EUA, Europa e até do Oriente Médio estão desembarcando em Santa Catarina.

“Profissionais altamente capacitados com grandes equipes conseguem colocar um número muito alto de unidades foliculares em apenas uma sessão. Os dermatologistas e cirurgiões plásticos operam em clínicas e hospitais com centro cirúrgico amplo e anestesista que faz sedação leve, garantindo mais conforto ao paciente”, explica Dr. Rafael Reinert sobre os diferenciais brasileiros.

Publicidade

 

Os diferenciais de Blumenau

1. Estrutura que poucos países oferecem
Enquanto em muitos lugares o paciente é tratado como mais um na fila de produção, no Brasil, clínicas especializadas investem em equipes maiores e acompanhamento personalizado. “Blumenau sempre se destacou quando o assunto é saúde e qualidade de vida. A formação de profissionais altamente qualificados, com estrutura física de países desenvolvidos, faz com que aconteça esse turismo médico, especialmente para o transplante capilar. Existe uma logística muito bem definida da clínica para atendimento desse público”, afirma Reinert.

2. Técnicas modernas e recuperação mais rápida
A evolução dos métodos tem sido decisiva. “A evolução da técnica FUT (corte linear) para a técnica FUE (extração de unidades foliculares únicas) trouxe essa rápida recuperação no pós operatório”, explica o médico. Ele também conta que os aparelhos usados hoje são menores e mais precisos, reduzindo riscos e melhorando os resultados.

Publicidade

“Isso faz o paciente ter uma recuperação muito mais rápida e menor risco de infecção no pós operatório. O entendimento dos protocolos que devem ser seguidos no pré e pós operatório facilita muito o tratamento. Além disso, hoje já existem testes genéticos para avaliação da melhor medicação que deve ser tomada no pós operatório, de forma que o tratamento se torna muito mais específico para cada indivíduo. Associado a tudo isso possuímos equipes grandes que possibilitam realizar o implante de muitas unidades foliculares, o que atrai muito esse público”, detalha o especialista.

3. Custo-benefício imbatível
Com a desvalorização do real, o Brasil se tornou ainda mais atrativo para estrangeiros. “Nossa moeda perdeu valor em relação ao dólar e euro, o que faz com que o procedimento aqui saia muito mais em conta, sem abrir mão da qualidade”, destaca Reinert.

 

Publicidade

Diante de todos os benefícios, Blumenau, conhecida por sua herança germânica e qualidade de vida, se tornou um dos principais destinos para quem busca transplante capilar no Brasil. “Somos referência em transplante capilar de alta densidade, tanto masculino como feminino. Além disso realizamos transplante capilar fio longo (não precisa raspar os cabelos), o que encoraja muitas mulheres a realizarem o procedimento. Criamos uma logística para o atendimento desses pacientes, desde a chegada até a partida da cidade. Essa comodidade, somada à possibilidade de conhecer uma cidade como Blumenau, tem atraído muitos pacientes”, comenta Reinert.

Para quem vem de fora, a experiência vai muito além da cirurgia. “Nossas secretarias fazem o contato com esses pacientes e organizam desde a chegada do voo, transfer do aeroporto para o hotel. É realizada uma logística de atendimento na clínica para o paciente e acompanhante, preparação junto ao hotel dos quartos para esses pacientes, alimentação balanceada e cardápio amplo, além do retorno de transfer ao aeroporto para retorno aos seus lares”, conta o médico. Para garantir que todos os processos sejam realizados de forma mais fluida, a clínica do Dr. Rafael Reinert conta com tradutores, deixando os pacientes estrangeiros mais à vontade e focados apenas na recuperação.

 

Publicidade

Como escolher o lugar certo para o transplante capilar?

Reinert alerta que o médico só pode ser considerado especialista se tiver o Registro de Qualificação de Especialista (RQE). “É muito fácil verificar: basta entrar no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (www.sbd.org.br) ou da Associação Brasileira de Cirurgia e Restauração Capilar (www.abcrc.com.br) e digitar o nome do médico. Se ele não estiver lá, desconfie.”
O médico, que também é membro da Associação Brasileira de Cirurgia e Restauração Capilar (ABCRC), finaliza com um conselho: “Transplante capilar não é tudo igual. Procure referências, veja resultados de pacientes reais e escolha um local que ofereça segurança e transparência.”

 

Serviço:

Dr. Rafael Reinert é dermatologista e atende em Blumenau/SC. Agendamentos e informações: @drrafaelreinert ou @clinica.visaderm (Instagram).