Publicidade
Solange Couto como Dona Jura na novela O Clone - Crédito: Globo / Divulgação
Solange Couto como Dona Jura na novela O Clone – Crédito: Globo / Divulgação

Atriz de O Clone, Solange Couto revela como surgiu o bordão memorável da personagem Dona Jura

A atriz Solange Couto voltará a aparecer na telinha da Globo com a reprise da novela O Clone no Vale a Pena Ver de Novo. Na trama, ela interpretou a memorável Dona Jura e se tornou um fenômeno com o bordão Né Brinquedo Não. Agora, a artista relembrou como foi a criação da frase que caiu na boca do povo.

Publicidade

Né Brinquedo Não foi criação do pai do céu. Costumo conversar com Ele, e pedi que me inspirasse algo diferente. E Ele me fez falar isso de repente quando estava dirigindo. Passei a ter uma popularidade que nunca imaginei com essa personagem”, disse ela, que também escreveu a música sobre o bordão para o grupo Molejo. “A música fez muito sucesso. Também escrevi o livro ‘Receitas de Botequim’, a partir da Dona Jura, que teve mais de 150 mil cópias vendidas”, relembrou.

A atriz ainda contou que não imaginava o sucesso da personagem quando estava se preparando para a novela. “Não imaginava mesmo, e acredito que a Gloria Perez (autora) e o Jayme Monjardim (diretor) também não tinham essa dimensão. Dona Jura era para ser um personagem secundário e se tornou tão grande, um divisor de águas na minha carreira“, afirmou.

Assim, Solange relembrou como foi a construção da personagem. “A construção começou pelo figurino. O vestido que ela mais usava era cópia de um vestido meu, que pedi a figurinista Marília Carneiro para fazer e ela me atendeu. A faixa do cabelo eu também sugeri e as sandálias comprei e apresentei para aprovação. Não houve preparação maior para ela, até porque era pra ser um papel bem menor do que se tornou. Tive liberdade de fazer do meu jeito. Claro que com a aprovação da autora e da direção“, disse.

Por fim, a atriz contou que ainda guarda uma recordação da época das gravações da Dona Jura. “Tenho um vestido dela guardado e é uma linda recordação. Faço às vezes o pastel de camarão, a mesma receita!“, declarou.

Publicidade