Publicidade
Claudia Rodrigues e Adriane Bonato - Crédito: Reprodução / Instagram
Claudia Rodrigues e Adriane Bonato – Crédito: Reprodução / Instagram

Claudia Rodrigues luta há mais de 20 anos contra a esclerose múltipla e conta com o apoio da empresária e amiga Adriane Bonato, que revela como é a vida da atriz hoje em dia

A empresária Adriane Bonato é a grande incentivadora do tratamento de Claudia Rodrigues contra a esclerose múltipla. A atriz foi diagnosticada há mais de 20 anos e teve uma boa evolução em sua qualidade de vida ao mudar hábitos e seguir uma rotina de exercícios. Em live com a jornalista Márcia Piovesan no Instagram, Adriane Bonato contou detalhes do tratamento da atriz. “Ela está ótima, mas tem suas limitações. Não é mais ligada no 220, está no 110“, declarou.

Publicidade

Para começar, ela relembrou do sentimento de Claudia Rodrigues ao descobrir a doença degenerativa e seus primeiros anos depois disso. “Ela tem a esclerose desde 2000, e descobriu em uma peça de teatro, quando começou a amolecer o braço. Acharan que estava tendo um AVC ou um infarto, e ela fez vários exames. Vale destacar que a esclerose só é diagnosticada na ressonância magnética de crânio. Geralmente, quando aparecem os sintomas, eles já fazem o exame com o contraste, que já dá para ver bem as inflamações”, contou.

Bonato começou a trabalhar com a Claudia Rodrigues anos depois, em 2013. “Eu falei para ela que eu tinha algumas exigências: ela tinha que parar de falar palavrão; você vai voltar para Deus; e fazer todas as terapias, todos os tratamentos, tudo o que aparecer você vai ser a cobaia, porque nós precisamos achar a cura. É para vencer a doença”, disse ela, que ainda contou a principal necessidade de quem tem esclerose múltipla: os exercícios físicos.

Os sintomas da doença

Quem tem esclerose não pode parar. Se você não produz a massa muscular, a esclerose te enfraquece, ela vai tirando a sua musculatura e você não tem forças para andar. E entra um ponto crucial paa quem tem esclerose: a depressão. Em 2000, no auge da carreira, ela descobre a esclerose múltipla, que era um doença que só se sabia que a pessoa definhava, perdia os sentidos e a memória e fica em estado vegetativo. Isso era o que era dito na época“, relembrou.

Assim, Adriane Bonato relembrou que Claudia Rodrigues não começou o tratamento assim que descobriu a doença e teve um surto em 2007. “Ela teve um surto gravando A Diarista. Ela não fez nenhum tratamento de 2000 até 2010“, contou. Então, a empresária contou sobre os sintomas da doença no corpo da atriz, que não tinha forças para se movimentar como deveria.

Publicidade

O paciente acorda cansado. Ele não tem como fazer um exercício, não tem força, não é fingimento, não é preguiça. É real. Ela só conseguiu sair desse estágio, porque ela fez a cirurgi da célula tronco. Ela não tinha como levantar da cama para fazer uma caminhada. Porque o corpo não respondia. E aí vem o problema, a memória começa a ficar fraca, você não tem força, não tem equilíbrio. Você pensa: o que vai ser da minha vida? E você entra em uma depressão profunda. O paciente não tem esperança, ele só vê degeneração, não existe melhora“, contou.

A melhora na qualidade de vida

Quando eu comecei a trabalhar com a Claudia, ela estava no limite de entrar em um estado vegetativo. Ela estava usando a cadeira de rodas e só ficava deitada na cama. Ela não andava nem na casa dela“, contou ela, que relembrou do tratamento que deu forças para a recuperação. “O divisor veio do transplante e depois que eu apareci na vida dela e não deixei a peteca cair. A Claudinha tinha dias que, por mais que tivesse o transplante, por mais que tivesse vontade, ela tinha a depressão. Se não tem a mão amiga do lado, não funciona. Tem que ter alguém, e a pessoa não pode ser negativa“.

Desse modo, Claudia Rodrigues começou a reagir e mudou sua rotina e alimentação, que ajudaram a diminuir a inflamação da esclerose múltipla. “A doença está parada porque ela parou de comer coisas que atacam a doença, as inflamações”, disse ela, que oferece uma alimentação com base vegetariana para a atriz, e também sem glúten e lactose. “A Claudia é o milagre vivo de Deus. Ela conseguiu andar, se equilibrar, ter um raciocinio, não perdeu o tempo da comédia“, declarou.

Publicidade

Ela faz caminhada, faz uma hora de bicicleta ergométrica, faz caligrafia, faz pintura, faz abdominais. Além do exercício e da medicação, é importante ter fé e ter alguém do lado apoiando“, finalizou.

Saiba mais na live completa:

Publicidade