A formação de um ciclone extratropical com potencial de se transformar em ciclone-bomba promete mudar o tempo em várias regiões do Brasil entre esta quinta-feira (6) e o sábado (8). O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o fenômeno se desenvolve entre a Região Sul, Argentina, Uruguai e o Oceano Atlântico.
O sistema traz risco de tempestades severas, rajadas de vento intensas e queda acentuada nas temperaturas em diversos estados.
Sul em alerta para ventos fortes e tempestades
Os primeiros impactos do fenômeno começam a ser sentidos nos estados do Sul do país já ao longo desta quinta-feira:
- Rio Grande do Sul e Santa Catarina: Áreas com previsão de tempestades severas e rajadas de vento que devem ultrapassar os 60 km/h.
- Paraná: Tempo fechado e previsão de chuva constante durante o período.
Ventos de até 100 km/h avançam para São Paulo e Sudeste
A partir da tarde desta quinta-feira, os efeitos do ciclone começam a atingir o estado de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil estadual, os ventos ganham ainda mais força entre sexta-feira (7) e sábado (8), podendo alcançar até 100 km/h, com atenção redobrada para o litoral, a faixa leste e as regiões de serra.
Além de São Paulo, outros estados do Sudeste e Centro-Oeste sentem os reflexos do sistema. Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul estão na rota de ventos intensos e devem registrar uma queda expressiva nas temperaturas durante a passagem do ciclone.







