Leonardo Caldi expõe os desafios de trabalhar com grandes artistas
Em entrevista exclusiva, Leonardo Caldi contou detalhes dos bastidores dos famosos e revelou o segredo para o sucesso de grandes nomes do mercado
Em entrevista exclusiva, Leonardo Caldi contou detalhes dos bastidores dos famosos e revelou o segredo para o sucesso de grandes nomes do mercado
Leonardo Caldi, assessor e empresário na Caldi Comunicação responsável por diversos artistas do mercado nacional, contou detalhes de como é trabalhar com grandes fenômenos. Cuidando da carreira de grandes nomes, como Marcos e Belutti, Israel e Rodolffo, Naiara Azevedo, Tierry, Arthur Aguiar, e muito mais, ele explicou o segredo do sucesso.
Em entrevista exclusiva ao Portal Márcia Piovesan, Leo falou sobre como trouxe modernidade para a empresa da família. Filho de Arleyde Caldi, uma das assessoras mais conhecida do mercado, principalmente do sertanejo, o empresário uniu todo o conhecimento que herdou e aprendeu com a mãe com a forma de inovar no mundo atual.
“Eu cresci nisso e eu gostava muito. Lembro que quando era mais novo, quando eu estudava no colégio na capital de São Paulo, e na época você falar de sertanejo era considerado caipira. E hoje é esse sucesso”, disse.
++ Raquel Lídia, nova aposta do sertanejo, fala sobre a carreira
No bate-papo, ele explicou que ao contrário do que se imaginam, o trabalho de um assessor não é puro glamour. Apesar de estar sempre em programas e cercado de artistas, ele contou que muitas vezes seu trabalho não é apenas fazer o artista aparecer na mídia, mas sim mostrar o que precisa ser feito em relação à imagem e modo de se mostrar ao mercado da música.
“Com o cliente, eu procuro investir em áreas diferentes da minha, porque eu sei que se ele evoluir nelas vai facilitar meu trabalho, isso envolve tudo: desde a vestimenta ao comportamento. Se o seu conjunto como um todo não estiver andando, não tem milagre que aconteça”, afirmou.
Além disso, Leonardo Caldi contou que não é tão fácil manter o sucesso por muito tempo sem inovação, que é um dos pontos chaves de seu trabalho a frente da Caldi. “Você conduzir anos de carreira com uma estabilidade boa não é fácil, é desgastante pra todo mundo, para o artista e para quem está por trás. E a música movimenta muita gente, ou seja, é um negócio que você tem que estar sempre atualizado”, disse.
Vale destacar que, apesar de ter começado com o foco no sertanejo, a Caldi apostou em outros segmentos, como: empresários, apresentadores, influenciadores e o gospel. No entanto, o sucesso com a música segue sendo o maior. A empresa é a responsável por cuidar dos maiores nomes do piseiro, entre eles: João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Vitor Fernandes e Marcynho Sensação.
E se no piseiro eles acertaram, não poderia ser diferente com Big Brother Brasil. Nas últimas três edições do reality show da TV Globo os participantes foram divididos em dois grupos, pipocas (anônimos) e camarote (artistas). Em 2020, Gabi Martins, que é uma das cantoras do casting da empresa, participou do programa e alavancou ainda mais um dos hits de sua carreira, a canção Neném.
Na edição seguinte, em 2021, foi do cantor Rodolffo, dupla de Israel, participar do BBB. Durante sua passagem, o público conheceu o trabalho da dupla e levou o single Batom de Cereja para o topo das paradas. Por fim, na última temporada, dois grandes nomes entraram na casa mais vigiada do Brasil, Naiara Azevedo e Arthur Aguiar.
Aliás, Leonardo tem acompanhado de perto a rotina do campeão do BBB 22 e falou sobre como tem sido. “O Arthur entrou na empresa dois meses antes do início do BBB. E é como ele mesmo dizia na casa: tem o lado dele e o lado da equipe. E ele enxergar aquele reconhecimento e hoje ele se tornar o amigo campeão, supera as expectativas”, assim finalizou.
Texto de: Letícia Couto | @ilecouto
++ Felipe Araújo fala sobre nova parceria com Ferrugem: “Um presente”