O sistema Pardal, da Justiça Eleitoral, recebeu 845 denúncias de possíveis irregularidades relacionadas às Eleições 2026 no Rio Grande do Norte. Os registros foram feitos por eleitores de 80 municípios potiguares e envolvem, principalmente, suspeitas relacionadas à propaganda eleitoral.
Os dados, consultados no início da noite de terça-feira (29), mostram que Natal lidera o número de denúncias, com 248 ocorrências. Mossoró aparece logo depois, com 182. Juntas, as duas cidades acumulam 430 registros, mais da metade do total contabilizado no RN.
Parnamirim ocupa a terceira posição, com 60 denúncias, seguida por Lajes, com 54. Ceará-Mirim e Pau dos Ferros aparecem com 15 registros cada, enquanto Santa Cruz soma 14.
Bom Jesus e São Gonçalo do Amarante tiveram 13 denúncias cada. Em Extremoz, foram contabilizadas dez ocorrências.
Candidaturas a deputado estadual concentram denúncias
Na divisão dos registros por cargo, as candidaturas a deputado estadual aparecem com o maior número de denúncias no Rio Grande do Norte: são 290 ocorrências.
As candidaturas a deputado federal aparecem em seguida, com 211 registros. Já a disputa pelo Governo do Estado acumula 164 denúncias.
Partidos, coligações e federações são citados em outras 114 ocorrências. O levantamento também contabiliza 42 denúncias relacionadas à disputa pelo Senado, 22 à Presidência da República e duas ao cargo de vice-governador.
Os registros enviados pelo Pardal representam suspeitas comunicadas à Justiça Eleitoral e não significam que uma irregularidade tenha sido comprovada. Cada caso deve passar pela análise dos órgãos responsáveis.
Propaganda eleitoral nas ruas lidera ocorrências
Entre os tipos de ocorrência, as suspeitas envolvendo propaganda eleitoral irregular em vias públicas lideram o levantamento, com 338 denúncias.
O uso de carros de som, minitrios e trios elétricos aparece em seguida, com 98 registros. As reclamações envolvendo bens públicos e particulares somam 88 ocorrências cada.
Também foram registradas 52 denúncias relacionadas à propaganda eleitoral na internet e 46 envolvendo outdoors e outdoors eletrônicos.
Outras ocorrências incluem distribuição de material gráfico, com 34 denúncias; comícios e showmícios, com 29; e adesivos em veículos, com 28 registros.
Em Passa e Fica, no Agreste potiguar, uma denúncia apresentada pelo Pardal resultou em uma determinação da Justiça Eleitoral para suspender o uso isolado de um carro de som em campanha. A circulação foi considerada irregular por não estar associada a carreata, caminhada, passeata ou comício.
Maioria das denúncias foi enviada por celulares
Os dispositivos móveis foram o principal meio utilizado pelos eleitores para encaminhar as denúncias.
Aparelhos da Apple responderam por 425 notificações, o equivalente a 50,3% do total. Outros 376 registros, ou 44,5%, partiram de celulares com sistema Android.
As denúncias apresentadas presencialmente em cartórios eleitorais chegaram a 44, representando 5,2% das ocorrências.
O Pardal é uma ferramenta da Justiça Eleitoral destinada ao recebimento de denúncias sobre possíveis irregularidades durante o período eleitoral. Os relatos encaminhados pelo sistema são direcionados aos órgãos responsáveis para análise e eventual adoção das medidas cabíveis.







