Após a morte de Papa Francisco, muitas dúvidas vieram à tona nas redes sociais. Afinal, qual é o salário de um líder da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano?

Publicidade

De acordo com informações do site UOL, o Papa não recebe uma remuneração fixa. As necessidades do pontífice são totalmente supridas pela Igreja, incluindo moradia, alimentação, transporte e outros custos associados a sua função.

O Papa Francisco fez voto de pobreza ao ingressar na ordem religiosa. Ele não acumulou bens materiais e manteve um estilo de vida simples. Inclusive, no documentário “Amém: Perguntando ao Papa”, o líder ressaltou a importância da humildade.

“Quando eu preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, eu peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa porque eu sei que serei alimentado de graça“, declarou.

Administração financeira do Vaticano

A administração financeira do Vaticano é gerida pelo Instituto para as Obras de Religião (IOR), chamado de “Banco do Vaticano”. As finanças são sustentadas por doações dos fieis,  investimentos e rendimentos das propriedades da Igreja.

Publicidade

Durante o papado de Francisco, foi criada a Secretaria para a Economia e órgãos internos de controle contra a corrupção e lavagem de dinheiro. A reforma aconteceu após uma série de escândalos envolvendo a administração dos recursos da Santa Sé.

Leia também: Web se choca ao saber quem o papa autorizou a levar seu caixão

Publicidade

VALÉRIA ABREU é jornalista e tem 25 anos. Formada pela Universidade São Judas, escreve há mais de quatro anos sobre celebridades e televisão.