Publicidade
Maria Branyas Morera (Reprodução/Twitter)
Maria Branyas Morera (Reprodução/Twitter)

Maria Branyas Morera, de 116 anos, é a mulher mais velha do mundo. A espanhola não tem, praticamente, nenhum problema de saúde. Ela foi examinada por pesquisadores.

Publicidade

“Ela é incrível”, disse o médico espanhol Manel Esteller. Ele foi até a casa de repouso onde Maria vive em Girona, na Catalunha, Espanha.

“Ela tem uma cabeça completamente lúcida. Ela se lembra com impressionante clareza de episódios seus, quando tinha apenas 4 anos e não apresenta nenhuma doença cardiovascular, comum em idosos”, acrescentou.

O médico ainda disse que os únicos problemas de saúde são dificuldades de mobilidade e audição. Maria caiu de um navio quando era adolescente e acabou perdendo a audição de um ouvido.

“É claro que existe um componente genético porque há vários membros da família dela com mais de 90 anos”.

Publicidade

Maria revelou hábitos que acredita que têm contribuído para a longevidade: “Sempre comi pouco, mas de tudo, e nunca segui nenhum regime. Não sofri de nenhuma doença nem passei por uma sala de cirurgia”.

A espanhola ainda contou alguns segredos para uma boa saúde: “Ordem, tranquilidade, boa ligação com a família e amigos, contato com a natureza, estabilidade emocional e muita positividade, além de genes e sorte”.

Maria nasceu em 4 de março de 1907, em San Francisco, na Califórnia. Seu pai era jornalista na Espanha e imigrou para os EUA um ano antes de seu nascimento. Após 8 anos, a família voltou para a Espanha.

Publicidade

Ela sobreviveu à Primeira Guerra, à Segunda Guerra e à Guerra Civil Espanhola, além de passar pela pandemia da Gripe Espanhola nas primeiras décadas do século XX, e agora, pela pandemia de Covid. Maria se casou com o médico Joan Moret e é mãe de três, avô de 11 netos e bisavó de 13 bisnetos.