Nesta quinta-feira, 08/05, o Vaticano elegeu um novo Papa após a morte de Francisco em abril. O escolhido foi o cardeal Robert Francis Prevost, que adotará o nome de Papa Leão XIV (14, em número romano).
Ele é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e já ocupou cargos importantes, como prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago e atuou por 20 anos no Peru. Ordenado sacerdote em 1982, obteve doutorado em direito canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
Ele compartilha a visão do Papa Francisco sobre o compromisso com os pobres e imigrantes, defendendo humildade e proximidade com o povo.
Nos últimos anos, o novo Papa enfrentou controvérsias. Ele foi acusado de acobertar casos de abuso sexual de padres no Peru, mas a investigação segue em andamento no Vaticano.
Em 2020, encaminhou uma denúncia, resultando no afastamento de um dos envolvidos, enquanto a diocese peruana nega sua participação em irregularidades.
Leia também: Leão XIV: Veja as primeiras palavras do novo papa
Veja a primeira aparição pública do novo Papa:
I announce to you a great joy;
we have a Pope:
The Most Eminent and Most Reverend Lord,
Lord Robert Francis
Cardinal of the Holy Roman Church Prevost
who has taken the name Leo XIV.Cardinal Protodeacon Dominique Mamberti announces that the Cardinals have elected Cardinal Robert… pic.twitter.com/u3lDDlk1L4
— Vatican News (@VaticanNews) May 8, 2025