Conhecido por novelas como História de Amor e Por Amor, o ator Ricardo Petraglia completa 76 anos nesta quarta-feira (7). Longe da televisão, ele atualmente leva uma rotina diferente daquela que marcou boa parte de sua carreira artística.
Aposentado das novelas, Petraglia vive há cerca de 20 anos em um sítio em Xerém, distrito de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele mora no local ao lado da mulher, Marília, e de três cachorros.
O ator também adotou o nome Mohammed Abdullah após se converter ao islamismo. Nas redes sociais, onde mantém o perfil @mobydickshow, apresenta-se como ator aposentado e ativista ligado à defesa da descriminalização da maconha.
Ricardo Petraglia se dedica ao ativismo
Desde que deixou a televisão, Ricardo Petraglia passou a abordar com frequência temas relacionados à cannabis e à política de drogas.
O ator possui autorização judicial para cultivar cannabis para uso próprio. Segundo ele, a decisão de buscar o uso medicinal aconteceu após uma cirurgia no quadril, quando passou a utilizar canabidiol para aliviar dores.
Além do uso medicinal, Petraglia defende publicamente a descriminalização da planta para diferentes finalidades.
“Sou pela descriminalização da planta, seu cultivo e uso adulto ou medicinal”, afirmou em uma de suas publicações.
Nas redes sociais, ele também relaciona o debate sobre a proibição das drogas às consequências sociais e ao encarceramento provocado por crimes relacionados ao tema.
Ator voltou às telas com reprise de ‘História de Amor’
Mesmo aposentado, Ricardo Petraglia voltou a aparecer na programação da Globo em 2025 por causa da reprise de História de Amor, exibida na faixa Edição Especial.
Na novela de Manoel Carlos, originalmente exibida em 1995, o ator interpretou Xavier, marido de Marta, personagem de Bia Nunnes, e pai de Ritinha, vivida por Ingrid Fridman.
O personagem marcou a carreira de Petraglia e, segundo o próprio ator, ainda é lembrado pelo público décadas depois da exibição original.
Durante a reprise, ele contou que conhecia Manoel Carlos desde a infância e que o autor foi responsável por seu retorno à televisão após um período afastado. Depois de História de Amor, Petraglia também participou de Por Amor.
Por que Ricardo Petraglia deixou as novelas?
O último trabalho inédito de Ricardo Petraglia na televisão foi em Os Dez Mandamentos, exibida pela Record em 2015.
Ao longo da carreira, ele também participou de produções como Amazônia, Caminhos do Coração, Vidas em Jogo e Malhação.
Atualmente, o ator afirma não sentir falta da rotina de gravações e considera sua trajetória artística encerrada. Apesar disso, não descarta completamente um retorno às telas caso receba uma proposta que considere vantajosa.
Petraglia explicou que a rotina de gravações se tornou cansativa com o passar dos anos e que aceitaria voltar apenas diante de condições profissionais e financeiras que considerasse adequadas.







