Quanto ganhará o papa? ‘Salário’ de Leão XIV vem à tona
Pontífice assume cargo sem receber salário fixo e mantém tradição de humildade iniciada por seus antecessores

Pontífice assume cargo sem receber salário fixo e mantém tradição de humildade iniciada por seus antecessores
Após a eleição de Roberto Prevost como novo líder da Igreja Católica — agora conhecido como papa Leão XIV — muitos fiéis se perguntaram: afinal, quanto ganha o pontífice? A resposta pode surpreender: oficialmente, o papa não recebe salário.
Diferente de outros chefes de Estado, Leão XIV não terá uma folha de pagamento mensal. Essa prática já era seguida por seu antecessor, o papa Francisco, que em 2023 chegou a brincar no documentário ‘Amém: Perguntando ao Papa’: “Quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou algo assim, eu peço. Não tenho um salário, mas sei que serei alimentado de graça”.
Ainda assim, o papa conta com todas as suas necessidades básicas supridas pelo Vaticano. Moradia, alimentação, transporte e vestimentas são inteiramente custeadas pela Igreja, o que o exime de preocupações financeiras. Essa estrutura está a serviço de uma figura cuja missão é pautada por valores espirituais, não materiais.
Além disso, Leão XIV, como seus antecessores, terá à disposição fundos voltados exclusivamente para ações de caridade. Um exemplo recente é o Peter’s Pence, do qual o papa Francisco destinou meio milhão de dólares para auxiliar imigrantes no México. O novo pontífice deverá seguir esse mesmo caminho, apoiando causas sociais com recursos administrados pelo Vaticano.
A ausência de um salário fixo para o papa reflete uma tradição de humildade e serviço, que remonta aos primeiros séculos do cristianismo. Ao liderar a Igreja Católica, Leão XIV representa não apenas um chefe de Estado, mas um guia espiritual cuja atuação se baseia em princípios e não em ganhos financeiros.
Ver essa foto no Instagram