Publicidade

Ucrânia é o destino da nova temporada do ‘Que Mundo É Esse?’

Foto: Equipe do Que Mundo É Esse? nos bastidores de gravação da temporada da Ucrânia.
Crédito: Divulgação

Foto: Equipe do Que Mundo É Esse? nos bastidores de gravação da temporada da Ucrânia. Crédito: Divulgação
Foto: Equipe do Que Mundo É Esse? nos bastidores de gravação da temporada da Ucrânia. Crédito: Divulgação

Um país que tem como marca o maior desastre nuclear da história da humanidade, ocorrido há pouco mais de 30 anos, e que até hoje vive sob seus impactos. Assim é a Ucrânia, destino da nova temporada do ‘Que Mundo É Esse?’, que estreia na GloboNews nesta terça-feira, dia 8, às 21h30.

Publicidade

André Fran, Michel Coeli e Rodrigo Cebrian partem de Chernobyl, local do acidente, e ao longo dos cinco episódios percorrem o país, que chegou a perder parte do seu território para a Rússia e vive sob conflito armado desde 2014. “Talvez o mais impressionante de Chernobyl seja a certeza de que o homem é capaz de construir coisas incríveis e, ao mesmo tempo, não tem controle total sobre elas”, diz Fran.

Chernobyl ainda representa uma ameaça para quem se arrisca a viver nas proximidades do desastre. Por outro lado, a economia se beneficia do acidente desde 2011, quando a região foi aberta para visitantes pelas autoridades, levantando a discussão sobre o chamado “turismo de tragédia”. O programa também mostra os sobreviventes da Euromaidan, onda de manifestações nacionalistas iniciada em 2013; refugiados de guerra que vivem na radiação; praias paradisíacas da Crimeia e a mansão de um presidente foragido.

O ‘Que Mundo É Esse? Ucrânia’ vai ao ar às terças-feiras, às 21h30.

Publicidade