‘Globo Repórter’ mostra a importância da bicicleta na rotina dos brasileiros
Jornalista Márcio Gomes aprendeu a andar de bicicleta mais velho e viu a importância dela quando morou no Japão

Jornalista Márcio Gomes aprendeu a andar de bicicleta mais velho e viu a importância dela quando morou no Japão
A locomoção pedalando sobre duas rodas, para trabalho ou lazer, é um hábito cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. O Globo Repórter de hoje, dia 16, percorre o Brasil para conhecer a história de pessoas de diferentes idades, cidades e estilos de vida que fazem da bicicleta uma aliada por necessidade ou por escolha.
“Aprendi a andar de bicicleta já mais velho. E nunca imaginei que a bike pudesse ganhar um novo sentido quando morei no Japão, entre 2013 e 2018. No Rio ou em São Paulo, o pedal representa diversão ou necessidade, mas sempre acompanhados de uma série de preocupações: trânsito pesado, desrespeito de motoristas, estado ruim das ciclovias e violência urbana”, diz o repórter Márcio Gomes, que conta a história de um bike-boy de São Paulo que trabalha com entregas em uma bicicleta das 8h às 18h, percorrendo cerca de 100 km por dia.
O programa mostra também como vivem os moradores de Afuá, município do Amapá onde carro e moto são proibidos. Por lá, faça chuva ou faça sol, o meio de locomoção é a bicicleta.
O Globo Repórter vai ao ar depois da novela A Dona do Pedaço.