Saiba como os alimentos termogênicos favorecem o emagrecimento
Veja que alimentos podem servir como aliados no processo de emagrecimento

Veja que alimentos podem servir como aliados no processo de emagrecimento
Os alimentos termogênicos são grandes aliados de quem busca perder peso de maneira saudável, pois aceleram o metabolismo e aumentam a temperatura interna corporal. Assim, queimam calorias e ajudam a emagrecer.
Segundo Roseli Rossi, nutricionista especialista em nutrição funcional, qualquer alimento é capaz de ativar o gasto calórico no processo de digestão. Porém, não tanto quanto os alimentos que têm ação termogênica, pois estes aumentam a temperatura do corpo, que precisará “trabalhar” para voltar à temperatura normal.
Cafeína, guaraná em pó e chá-verde são exemplos de termogênicos (e os mais eficientes) que conseguem aumentar o metabolismo em um percentual entre 10 e 15%. “Mas para que façam efeito no organismo é importante combiná-los com uma alimentação balanceada e exercícios. Caso contrário, os termogênicos não farão nenhuma diferença”, explica Roseli Rossi.
“É bom consumi-los pela manhã ou até às 16h00, pois esses alimentos atuam no sistema nervoso central e colocam a pessoa no estado de alerta”, esclarece a profissional. Justamente por isso, Roseli Rossi lembra que hipertensos e pessoas que têm problemas para dormir devem evitar consumir alimentos termogênicos.
Se você pretende começar a consumir alimentos termogênicos para aumentar o metabolismo, procure um nutricionista. “Somente um profissional saberá acrescentar esses alimentos em uma dieta balanceada”, argumenta Roseli Rossi. Além disso, deve-se usar diariamente uma quantidade considerada segura pelos nutricionistas.
Inclusive, para conseguir o efeito dos termogênicos, a quantidade nem precisa ser grande. “O gengibre, por exemplo, pode ser usado na salada, no chá ou no tempero de aves e peixes, e a pimenta pode ser acrescentada na alimentação”, explica a nutricionista.
Marta Rochelle, nutricionista especializada em nutrição esportiva, explica que alimentos naturalmente termogênicos são uma opção para quem deseja aumentar o metabolismo e queimar calorias, porém, a ação deles é pequena. “Quem deseja emagrecer mesmo precisa fazer exercícios e ter uma alimentação saudável. Não existe mágica”, aconselha.
A nutricionista Marta Rochelle também alerta sobre o uso de suplementos termogênicos disponíveis no mercado fitness. “O nível de cafeína nesses suplementos é tão grande que aumenta muito os batimentos cardíacos, podendo causar taquicardia, ansiedade, aumento da pressão arterial e até ataques de pânico. Fuja desses suplementos!”, avisa. Por isso, o consumo de suplementos alimentares deve sempre ser recomendado por nutricionistas.