10 mitos e verdades sobre alimentação e hábitos para emagrecer
Confira algumas verdades e mentiras sobre alimentação saudável e perda de peso

Confira algumas verdades e mentiras sobre alimentação saudável e perda de peso
Os alimentos e a forma como nos alimentamos podem influenciar diretamente o nosso peso. Para quem busca emagrecer, o cuidado com esses dois pontos é extremamente importante. Por isso, a nutricionista Bruna Reis esclarece algumas dúvidas e dá dicas que vão te auxiliar a alcançar o seu objetivo. Confira!
Verdade. O leite desnatado tem um teor de gordura reduzido, por isso é melhor para quem está em uma dieta para emagrecimento e para pessoas que estão com as taxas de gorduras sanguíneas alteradas.
Verdade. As frutas frescas mantêm melhor a qualidade nutricional do que as congeladas, pois, no processo de congelamento, algumas vitaminas são perdidas. Lembrando que a opção mais saudável é a orgânica, por não conter agrotóxicos.
Mito. Uma pessoa pode ter o mesmo peso e a mesma altura que outra, mas com taxas de gordura menores e mais massa muscular. Isso varia muito de acordo com o estilo de vida da pessoa, se ela tem uma boa alimentação, se pratica exercícios, além do fator genética. Não tem como olhar e saber se a dieta dela está adequada ou não apenas pelo peso. Há todo um histórico de vida e hábitos.
Mito. Os carboidratos são fundamentais na alimentação de todas as pessoas. São a nossa principal fonte de energia, por isso precisamos deles todos os dias. O ideal é que seja ingerido o carboidrato na forma integral, tanto para quem deseja perder peso quanto para quem quer ter uma alimentação mais saudável.
Mito. Não é necessário substituir alimentos por suplementos, mas podemos complementar a alimentação com eles – desde que haja necessidade e indicação médica.
Verdade. Fazer um registro alimentar é uma tática bem legal para o emagrecimento, porque a pessoa saberá o que já consumiu durante o dia e ficará muito mais fácil controlar a dieta.
Mito. As frutas são importantes na alimentação de todos, visto que são fonte de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, porém não é indicado basear as refeições somente nelas. Uma dieta equilibrada e saudável, com todos os grupos de nutrientes, é necessária.
Verdade. O azeite é uma gordura insaturada e saudável. Ele tem o poder de reduzir o LDL (colesterol ruim) do organismo e, devido a isso, o consumo regular diminui os riscos de infarto e AVC (acidente vascular cerebral). Trata-se de um alimento que não engorda, contudo, cabe a atenção: se utilizado em excesso, pode levar ao ganho de peso.
Verdade. Para que o emagrecimento aconteça, é necessária uma digestão adequada, que deve começar na mastigação. De modo geral, uma mastigação rápida atrapalha a digestão, o que dificulta o emagrecimento.
Verdade. Muitas vezes, os produtos integrais possuem mais calorias do que os refinados, mas, mesmo assim, são mais indicados do que os refinados, pois são mais saudáveis. Por conter fibras, eles ajudam no controle da glicemia, na redução do colesterol e contribuem para o funcionamento intestinal. O produto refinado, por sua vez, não traz nenhum desses benefícios.