Com 12 anos de advocacia e mais de uma década de atuação na área de violência de gênero e Direito de Família, a advogada compartilha sua trajetória de superação e fortalecimento de mulheres
Na próxima sexta-feira (16/5), a advogada criminalista e especialista em Direito de Família, Dra. Joanne Anunciação, realizará uma palestra voltada à luta de mulheres contra a violência doméstica. Seu tema terá como foco a identificação de relacionamentos abusivos, estratégias para romper o ciclo da violência e caminhos para a superação emocional. A palestra acontece às vésperas de completar um ano de um episódio de violência de gênero do qual a própria profissional foi vítima.
Em julho de 2024, Joanne sofreu uma tentativa de feminicídio. O agressor ateou fogo nos móveis de seu apartamento, em um episódio que marcou profundamente sua vida e sua atuação profissional. Ainda que esse fato tenha sido um divisor de águas, sua dedicação à causa das mulheres não é recente. “Já atuava há cerca de 10 anos com casos de violência doméstica, mas viver essa experiência pessoal me fez enxergar, de forma ainda mais profunda, a urgência de reforçar essa luta e ampliar o alcance da conscientização.”
Dra. Joanne Anunciação viveu uma tentativa de feminicídio
Apesar de já ter atendido inúmeras vítimas ao longo da carreira, Joanne ressalta que a violência não escolhe nível de conhecimento ou preparo. “Quero que todas as mulheres compreendam que, mesmo uma especialista, pode acabar se cruzando com pessoas que apresentam traços de narcisismo, sociopatia ou psicopatia. E que, apesar da dor e da destruição causadas, é possível superar. É possível reconstruir. E é isso que hoje me impulsiona a ensinar e fortalecer outras mulheres todos os dias.”
Segundo ela, tudo começou com o desejo de formar uma família. “Estava muito focada no trabalho e na vida pessoal, mas comecei a me questionar sobre isso. Foram cinco meses até o início do namoro. Ele passou a frequentar muito minha casa, fizemos um casamento com separação total de bens e viajamos para comemorar. Na volta, tudo mudou.”
O comportamento do parceiro rapidamente tornou-se controlador. “No momento em que você mais precisa, a pessoa não está te apoiando.” Em um dos episódios, o ex chegou a exigir um carro de luxo. O término, então, foi o estopim da violência: “Assim que ele viu que era um término real, ele entrou no meu apartamento, ateou fogo e fez um verdadeiro alvoroço na minha vida.”
Superação como missão
Joanne acredita que o foco principal não deve ser apenas identificar traços abusivos, mas também aprender a romper ciclos e resgatar a autonomia emocional. “Você pode ser o ser humano mais inteligente do mundo, ele vai te enganar.”
Dessa vivência nasceu um novo propósito: além da atuação jurídica, a advogada oferece mentoria e lidera a Escola Feminina do Direito, iniciativa que une prática jurídica e acolhimento, voltada à capacitação de mulheres.
Sobre Dra. Joanne Anunciação
Joanne dos Santos Anunciação é advogada há 12 anos, com mais de 10 anos de atuação dedicada ao combate à violência de gênero e ao Direito de Família. Fundadora da Anunciação Assessoria Jurídica e Empresarial, é especialista em áreas como Direito Tributário, Processo Civil, Processo Trabalhista e Criminologia. Também fundou a Escola Feminina do Direito, voltada ao empoderamento jurídico de mulheres.
Autora do livro Elas Empreendedoras e voz ativa na defesa dos direitos das mulheres, tornou-se referência nacional ao unir conhecimento técnico, experiência prática e uma trajetória de superação pessoal para fortalecer e inspirar outras mulheres.