Publicidade

‘Mestre do Sabor’ começa etapa ‘Na pressão’

Ana Maria Braga participa do episódio anunciando os elementos da primeira prova em grupo do reality.

Batista, Ana Maria Braga e Claude Troisgros - Crédito_Globo - Victor -Pollak
Batista, Ana Maria Braga e Claude Troisgros – Crédito_Globo – Victor -Pollak

O reality gastronômico global, com os 24 participantes definidos, embarca em novo desafio nesta quinta-feira, 31, logo após ‘A Dona do Pedaço’.

Publicidade

A nova fase, ‘Na pressão’ em ‘Mestre do Sabor’ tem a primeira prova em grupo da competição. É composta por duas etapas e também tem como novidade a estreia do apresentador Claude Troisgros na função de avaliador. Para deixar a virada de fase ainda mais especial, os elementos do desafio são anunciados aos chefs pela apresentadora Ana Maria Braga, grande convidada do episódio.

Segunda a assessoria do programa, na primeira etapa, intitulada ‘Menu confiança’, os times precisam cozinhar um menu completo. Os mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão deixam a sala de avaliação e vão para a cozinha orientar os integrantes de seus grupos. O apresentador Claude Troisgros é o responsável por degustar, às cegas, todos os pratos e definir qual time se saiu melhor. O grupo que levar o voto de Claude está imune da segunda prova, que é eliminatória. Na ‘Batalha dos Cucas’, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos três mestres do programa.

Claude Troisgros explica qual será seu critério para julgar os pratos: “A técnica é muito importante para um chef desenvolver seu raciocínio e a receita, mas o que vale mesmo é que o que você está comendo seja bom. Este é o meu primeiro critério: o que eu boto na boca, eu gostei ou não gostei? Depois disso, se todos são muito bons, passo para o segundo critério, que é a técnica”. Ele nos conta que sobre sua estreia na função: “O meu papel na avaliação não está atrelado à eliminação. Eu tenho que escolher os melhores pratos. É um papel elegante, amoroso”.

Agora Avillez, nos conta como será estar na área das bancadas junto com seus cozinheiros: “Mais do que organização, eu vou tentar transmitir para eles a minha visão do que é gastronomia, do que esperamos quando degustamos bons pratos. Penso em ajudá-los direcionando para bons ingredientes, para leveza, equilíbrio e para o balanço da acidez com o sal e com a doçura”, entrega o chef português.

Publicidade

Kátia revela sua estratégia para a nova etapa: “Vou pensar na divisão de funções durante a prova baseada na habilidade de cada um”. A chef carioca acredita que este é o momento para unir o grupo. “Como é uma competição de muito alto nível, ganhar ou perder, nessa hora, não significa que você não alcançou o que você esperava da equipe. Quero levar para eles muita amizade, muito respeito, muita humildade e muito sabor nesta etapa”, diz.

Leo Paixão explica que o time precisa ter foco e calma: “O mais difícil vai ser tentar fazer os meninos se acalmarem e seguirem o caminho da simplicidade. É uma cozinha de muito pouco tempo. Eles precisam ir no mais simples. Mesmo que tenha uma preocupação com o visual do prato, por exemplo, em uma degustação às cegas a gente julga pelo gosto. É o que faz diferença”.

Publicidade