Publicidade

‘Globo Repórter’ mostra Serra da Bocaina

Local foi reconhecido este mês como patrimônio mundial pela Unesco

O repórter Rogério Correa na Serra da Bocaina. Foto: Globo/ Divulgação

Um maciço de pedras localizado a 200 km do Rio de Janeiro e a 300 km de São Paulo, a Serra da Bocaina foi reconhecida agora em julho como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Assim, o Globo Repórter que vai ao ar amanhã, dia 26, mostra o jornalista Rogério Correa visitando florestas e cachoeiras para mostrar os mistérios dessa região isolada. 

Publicidade

“Olhando no mapa, não temos ideia de como a área do parque é grande. Em uma única expedição, para chegar à Cachoeira do Veado, foram três horas de carro e sete de caminhada. É uma área com lugares fantásticos, que realmente impressionam pela beleza”, conta Rogério.

As cachoeiras são um espetáculo à parte. A Santo Isidro tem 80 metros de queda d`água, altura de um prédio de 26 andares; e a do Veado, dois paredões d`água, um com 90 metros e outro com 110 metros. Já a Cachoeira do Bracui, localizada no meio da serra, tem vista para o mar.

A Serra da Bocaina também é um bom lugar para observação de animais. Circulam pela região a onça parda (um dos maiores felinos das Américas), jaguatiricas, porcos selvagens e mais de 300 espécies de aves.

Quando o assunto é culinária da região, a formiga tanajura ou içá fêmea é ingrediente de um dos pratos mais inusitados, preparado com banha de porco, alho e sal. O prato foi batizado por Monteiro Lobato, ex-morador da região, como “caviar caipira” ou caviar da Bocaina.

Publicidade

O Globo Repórter vai ao ar depois da novela  A Dona do Pedaço.