Publicidade
Juma (Alanis Guillen) na novela Pantanal - Crédito: Globo / João Miguel Junior
Juma (Alanis Guillen) na novela Pantanal – Crédito: Globo / João Miguel Junior

Depois de mais de 30 anos da exibição original da novela, o remake de Pantanal estreia nesta segunda-feira, 28/03. Conheça os personagens da história

O remake da novela Pantanal é inspirado na obra original de Benedito Ruy Barbosa – exibida há mais de 30 anos – e adaptada pelo neto dele, Bruno Luperi, para a faixa das 9 da Globo. A estreia acontece nesta segunda-feira, 28/03, e vai mostrar para o público uma história repleta de lições, amor e aprendizados em diferentes núcleos familiares e em meio à natureza do pantanal.

Publicidade

O Pantanal resgata heróis. É uma característica muito forte da obra do meu avô, que tem um caráter épico e fala sobre valores com personagens fortes e inspiradores. O José Leôncio é um personagem que te inspira, que te faz acreditar que o mundo pode ser melhor, que existem pessoas que são corretas, dignas. Ainda assim, ele comete seus erros. A novela também tem esse caráter humano, que é o que mais me move, porque gera empatia. Ninguém é perfeito. A possibilidade de se apaixonar e odiar o protagonista e o antagonista é real”, revelou o jovem autor.

Conheça mais sobre o elenco principal da novela Pantanal:

Joventino Leôncio (Irandhir Santos) – Ele é peão e ponteiro de uma comitiva e é famoso nos sertões do Brasil. Ele é pai de José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira). Ele compra terras no pantanal e quer ter uma vida regida pela natureza, sem pressa e aproveitando a jornada. Um dia, ele some na mata e deixa o filho com uma ferida aberta de saudade.

José Leôncio (Drico Alves/ Renato Góes/ Marcos Palmeira) – Filho de Joventino (Irandhir Santos), ele é criado para um dos maiores peões do país. Ele sofre muito com o desparecimento do pai e nunca supera a saudade. Mesmo assim, o rapaz segue com sua vida. Vivendo nas terras da família no Pantanal, ele faz uma viagem ao Rio de Janeiro, conhece e se casa com Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles), com quem teve Jove (Jesuíta Barbosa). E também é pai de Tadeu (José Loreto), fruto de seu relacionamento com Filó (Letícia Salles/ Dira Paes). E será surpreendido com a chegada de um filho desconhecido, José Lucas de Nada (Irandhir Santos).

Filó (Leticia Salles/ Dira Paes) – Filó (Leticia Salles) surge grávida de Tadeu (José Loreto) na fazenda de José Leôncio (Renato Goes/ Marcos Palmeira), onde passa a viver e trabalhar como empregada. Sempre foi, na verdade, muito mais que isso. Ela conheceu José Leôncio em uma currutela.

Publicidade

Tadeu (José Loreto) – É filho de José Leôncio (Renato Goes/ Marcos Palmeira) e Filó (Leticia Salles/ Dira Paes), mas criado como se fosse o afilhado dele. Ele se torna um grande peão em busca do reconhecimento do padrinho, mas sofre com a indiferença dele em reconhecê-lo como filho.

Antero Novaes (Leopoldo Pacheco) – Ele é um bon-vivant e muito educado e honesto. É herdeiro de uma família tradicional da alta sociedade, casado com Mariana (Selma Egrei), com quem tem duas filhas, Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles) e Irma (Malu Rodrigues/ Camila Morgado).

Mariana Braga Novaes (Selma Egrei) – Ela é intuitiva, observadora e perspicaz. É controladora e moralista. Casada com Antero Novaes (Leopoldo Pacheco), tem duas filhas, Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles) e Irma (Malu Rodrigues/ Camila Morgado).

Publicidade

Irma Novaes (Malu Rodrigues/ Camila Morgado) – Primogênita da família Novaes, nasce sob os firmes cabrestos impostos pela mãe, Mariana (Selma Egrei), sem liberdade para muita coisa além de obedecer. Ela sempre foi muito obediente às ordens da mãe e vê a vida passar sem grande emoções.

Madeleine Novaes (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles) – É a rebelde da família. Ela é provocante e sensual, tanto que conquista vários corações. Não tem medo de nada. Ela se envolve com José Leôncio, se muda para o Pantanal e tem um filho, Jove. Porém, ela não consegue se adaptar à vida no campo e volta para a cidade grande com o filho.

Gustavo (Gabriel Stauffer/ Caco Ciocler) – Gustavo é de uma família tradicional do Rio de Janeiro e é o segundo marido de Madeleine (Bruna Linzmeyer/ Karine Teles). Mestre em análise comportamental, é equilíbrio, lucidez e a razão que Madeleine tanto carece.

Publicidade

Gil (Enrique Diaz) – Um homem simples, honesto e muito decente. Ele é um ótimo marido para Maria Marruá (Juliana Paes), mas sofre com a morte dos três filhos, que são assassinados. Ele vai fugido para o Pantanal. Juntos, eles têm mais uma filha, Juma (Alanis Guillen) .

Maria Marruá (Juliana Paes) – Esposa dócil e dedicada, mas que perde o seu brilho ao perder os três filhos. Ela se muda com o mrido pra o pantanal e fica sem esperanças. Ela engravida mais uma vez e tenta se livrar da criança, mas muda de ideia e decide criar a filha, Juma.

Velho do Rio (Osmar Prado) – Ele é um encantando, um ponto de contato entre o mundo físico e espiritual e a síntese de uma consciência ecológica coletiva. É um guardião do Pantanal, que pode ser visto na figura de um homem ou de uma sucuri.

Publicidade

Eugênio (Almir Sater) – Condutor de chalana desde que se compreende por gente, Eugênio (Almir Sater) é uma figura encantada, mítica, uma entidade que abriga aquela planície alagada.

Jove (Jesuita Barbosa) – Filho de Madeleine (Karine Teles) e José Leôncio (Marcos Palmeira), ele é um rapaz inteligente e irreverente. É criado achando que o pai morreu. Ao descobrir a verdade, ele vai em busca de suas origens no pantanal. Lá, conhece e se apaixona por Juma (Alanis Guillen), com quem descobre que suas raízes estão plantadas naquelas terras.

Juma Marruá (Alanis Guillen) – Filha de Gil (Enrique Diaz) e Maria Marruá (Juliana Paes), Juma cresce sob os cuidados da mãe, que a ensina a se defender de tudo e todos. Juma herda os hábitos, as artes da caça e a capacidade de não depender de ninguém para nada. Acredita, como a mãe, que nesta vida está melhor quem está só. Até conhecer Jove (Jesuíta Barbosa), por intermédio do Velho do Rio (Osmar Prado), que traz o rapaz ferido para sua tapera.

Tenório (Murilo Benício) – Ele tem um passado que prefere esconder. É fazendeiro, marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e pai de Guta (Julia Dalavia), mas tem uma segunda família em São Paulo. Ele é um homem frio e racional, moralista, preconceituoso.

Maria Bruaca (Isabel Teixeira) – Ela é maltratada, tanto pela vida quanto pelo marido, Tenório (Murilo Benício), que a chama de Bruaca. Ela sofre com as viagens do marido e o jeito como ele a trata. E nem imagina que o marido tem outra família.

Zuleica (Aline Borges) – Zuleica é mãe de três jovens adultos: Marcelo (Lucas Leto), Renato (Gabriel Santana) e Roberto (Caue Campos). Os seus “meninos” são fruto da duradoura relação com Tenório (Murilo Benício), que jurou abandonar a família no pantanal, mas nunca cumpriu.

Alcides (Juliano Cazarré) – Capataz de Tenório e homem com um bom coração. Ele vira o alvo do desejo sexual reprimido de Maria Bruaca, mas se apaixona por Guta. Porém, Guta não quer nada com o capataz e resolve se engraçar com Jove.