Publicidade
Guilherme Piva como o personagem Licurgo na novela Nos Tempos do Imperador - Crédito: Globo
Guilherme Piva como o personagem Licurgo na novela Nos Tempos do Imperador – Crédito: Globo

Guilherme Piva relembra como foi o processo de interpretar o mesmo personagem só que bem mais velho em nova novela da Globo

O ator Guilherme Piva se divertiu muito gravando a novela Nos Tempos do Imperador como o personagem Licurgo – que veio da novela Novo Mundo. Ao lado de Germana (Vivianne Pasmanter), o personagem continuou no vivo na continuação da história do Brasil na trama das 18h e continuou fazendo uma importante crítica sobre o povo brasileiro. Em uma live com Jorge Brasil no Instagram do Mais Novela, ele contou sobre como a construção do personagem, que envelheceu e chegou aos 90 anos.

Publicidade

“Quando me chamaram [para voltar a interpretar o Licurgo], eu fiquei muito feliz e preocupado por fazer um velho. É uma novela muito realista e fazer a composição de um velho não é fácil. Não é como em uma série, que temos uma liberdade. Como seria o velho? Qual a coerência da trajetória do Licurgo? Ele é muito porco, trambiqueiro, de uma crítica social absurda, o jeitinho brasileiro. Uma pessoa que não vai melhorar, o que vai acontecer quando ele tiver 90 anos? Então eu pensei que ele apodrece. Agora ele é totalmente de uma ética distorcida. Quando os mais velhos vão ficando sem freios, vão ficando um horror, então fomos por esse caminho. O envelhecimento deles e a loucura. Fazem o que querem, falam o que querem“, contou.

Então, o artista ainda comentou sobre o contraponto do personagem, que, mesmo com 90 anos, ainda se mete em apuros, como se pendurar em escadas e ter que correr. “Eu falava ‘como que gente vai fazer uma composição de velho se tem que fazer isso, corre aqui, faz aquilo?’. Somos como Tom e Jerry, mais como desenho animado do que humano”, disse ele, que ainda precisou de um tempo para recuperar das estripulias de Licurgo. “Não poderíamos gravar todos os dias, porque no dia seguinte era massagem, dor, mas dava muito prazer fazer e poder soltar mesmo que no riso“, declarou.

Caracterização

O ator também contou sobre a caracterização para ficar com a aparência de um homem idoso. “A gente começou com 4 horas de caracterização, mas no final já estávamos fazendo em 2 horas. Mas é muito puxado e muita coisa na cara, muito árduo, desconfortável. Depois tinha ainda mais 1 hora pra tirar e eu saia do Projac todo cagado. Chegava em casa e tirava mais. Não dava para sair depois (da gravação) para fazer alguma coisa“, relembrou.

Por fim, Guilherme Piva falou sobre o fim de Licurgo e Germana. Os dois personagens não vão chegar ao fim da novela e saem de cena em breve. O último capítulo deles é o 36, que deve ir ao ar no começo de outubro. “Não vou dizer como é a morte, mas é linda, poética, é linda linda“, contou.

Publicidade