Fale conosco

O que vc está procurando?

Márcia Piovesan

Novelas

Amor de Mãe: Relembre as histórias das três protagonistas

Novela Amor de Mãe volta ao ar nesta segunda-feira, 01/03. Recorde o que aconteceu na primeira fase da história

Vitória (Taís Araújo), Lurdes (Regina Casé) e Thelma (Adriana Esteves) em Amor de Mãe
Vitória (Taís Araújo), Lurdes (Regina Casé) e Thelma (Adriana Esteves) em Amor de Mãe - Globo / João Cotta

A novela Amor de Mãe, da Globo, voltará a ser exibida na Globo nesta segunda-feira, 01/03, após ficar quase um ano fora do ar. A trama foi interrompida em março de 2020 por causa do início da pandemia do novo coronavírus. Em agosto do mesmo ano, as gravações foram retomadas e, agora, a segunda fase já está prontíssima para ir ao ar.

Antes que os capítulos inéditos sejam transmitidos na TV, a Globo decidiu fazer um resumão do que aconteceu na história da primeira fase. Durante duas semanas, os telespectadores vão conferir a reprise dos momentos mais marcantes da novela até aqui.

Para já entrar no clima de recordação, nós preparamos uma retrospectiva das histórias das três protagonistas: Lurdes (Regina Casé), Thelma (Adriana Esteves) e Vitória (Taís Araújo). Confira aqui:

Lurdes – a mãe que procura pelo filho desaparecido

Lurdes é uma mãe muito carinhosa e dedicada, que faz tudo pelos filhos. Ela veio do interior do nordeste para o Rio de Janeiro após uma tragédia familiar. Quando estava no hospital para o nascimento da quarta filha, Lurdes deixou os outros três filhos sob os cuidados do marido. Porém, o marido dela decidiu vender um dos meninos, Domênico, para Kátia, uma traficante de crianças.

Quando chegou em casa, Lurdes enlouqueceu ao descobrir o que o marido fez. Ela pegou seus filhos e começou sua busca interminável pelo filho desaparecido.

Amorosa, ela trabalhou muito para sustentar a família, mas nunca desistiu de procurar Domênico, mesmo tendo passado mais de 20 anos.

Um dia, Lurdes encontra dinheiro em uma praia e vê como um sinal para intensificar a busca por Domênico. Ela contrata um detetive, que descobre o paradeiro de Kátia. Ao encontrar a traficante, Lurdes recebe a notícia de que Domênico morreu, mas não acredita nela. Pouco depois, Kátia, que está à beira da morte, procura Lurdes para dizer que seu filho é Sandro, o menino que ela criou. Lurdes fica cheia de esperanças, mas vê seu mundo cair novamente ao descobrir que Sandro é filho de Vitória e Raul.

Assim, ela volta para o início de sua busca pelo filho desaparecido. O que Lurdes não imagina é que seu Domênico está mais perto do que imagina. Isso porque Domênico é Danilo, o filho de Thelma, sua melhor amiga.

Thelma – a mãe superprotetora

Thelma começou a novela como a dona de um restaurante e mãe superprotetora de Danilo (Chay Suede). Ela ficou viúva há muitos anos quando seu marido morreu em um incêndio na casa deles. Ela vê a sua vida ficar atribulada quando descobre que tem um aneurisma inoperável.

É neste momento que ela fica com medo de deixar o filho sozinho, já que sabe que ele é muito dependente de sua presença. Assim, ela começa a querer que ele seja independente e até apoia o casamento dele com Camila (Jéssica Ellen). Quando vê que a nora não pode ter filhos, Thelma decide ser barriga solidária e engravida para ter um neto.

No entanto, Thelma esconde um grande segredo. No passado, quando sua casa pegou fogo, não foi apenas o marido dela que morreu. O filho deles, Danilo, também estava no incêndio, chegou a ser levado para o hospital e não resistiu. Thelma ficou desesperada com a morte do filho e aceitou fazer uma loucura.

No hospital, Thelma conheceu Kátia, a traficante de crianças, que sugeriu a troca do menino morto por um outro menino – que era Domênico, o filho de Lurdes. A dona do restaurante aceitou a troca e guardou o segredo por muitos anos.

Porém, Danilo descobriu que Thelma não é sua mãe biológica ao ler os diários dela. O medo toma conta de Thelma ao ver o seu segredo desmorando e ela capaz de fazer novas loucuras.

O clima fica ainda mais pesado quando Thelma descobre que Danilo é Domênico, o filho desaparecido de sua melhor amiga, Lurdes. A descoberta será feita na festa de aniversário de Lurdes, quando uma foto de Domênico foi mostrada no telão, Thelma reconheceu o próprio filho. A partir deste momento, ela faz de tudo para esconder a identidade do rapaz e até comete assassinato.

Vitória – a mulher que sonha em ser mãe

No início da história, Vitória era uma advogada implacável. Ela defendia com unhas e dentes o empresário Álvaro (Irandhir Santos), sem pensar em quem estava sendo prejudicado pelos crimes dele. Porém, ela sempre teve o sonho de ser mãe e abriu seus olhos para o patrão criminoso quando decidiu seguir o seu instinto materno.

Vitória tentou engravidar de todos os jeitos e não conseguiu. Então, ela decidiu se tornar mãe por meio da adoção. Ela adotou o menino Tiago e, ao mesmo tempo, engravida de Sofia, fruto da relação com Davi. Em um momento da história, Tiago é levado pelos policiais e pelo capanga de Álvaro após uma ação em uma praia. Vitória fica furiosa com o desaparecimento do filho e descobre que o patrão estava envolvido. Então, ela decide se demitir.

Porém, Álvaro fica furioso com a demissão de sua advogada e resolve destrui-la. Vitória fica pobre, vai morar de aluguel com os dois filhos e começa a trabalhar como costureira.

Voltando ao sonho de ser mãe, Vitória escondeu um segredo do passado. Quando era adolescente, ela engravidou de Raul (Murilo Benício), que era seu namorado. Porém, ela não contou para ninguém da gravidez e decidiu dar o bebê para Kátia, que é uma traficante de crianças.

Vitória só reencontrou o filho muitos anos depois, por causa de Lurdes. Lurdes foi trabalhar como babá dos filhos de Vitória e contou sobre a sua busca por Domênico, que é o seu filho desaparecido. Juntas, elas chegam até Sandro, um rapaz que foi criado por Kátia. Lurdes pensa que Sandro é seu filho, mas, na verdade, ele é o filho de Vitória e Raul.

Mesmo com dificuldade no início, Vitória consegue se aproximar do filho que abandonou e também de Raul. Os dois revivem o amor de adolescência e até se casam.