Publicidade
O ator Luis Gustavo faleceu aos 87 anos, vítima de um câncer
Luis Gustavo – Crédito: Globo / Marília Cabral

O eterno “tio Vavá” de Sai de Baixo faleceu neste domingo, aos 87 anos, vítima de um câncer no intestino

O ator Luis Gustavo, ícone da dramaturgia brasileira, morreu neste domingo, 19/09, aos 87 anos. Ele lutava contra um câncer no intestino desde 2018, segundo informações dadas pela família.

Publicidade

Luis Gustavo ficou muito conhecido pelo seu papel emblemático como Vanderlei Mathias, o “Tio Vavá” de Magda (Marisa Orth), em Sai de Baixo. Outro personagem marcante do ator foi o Ariclenes Almeida, que também era Victor Valentin na novela Ti Ti Ti.

Ele nasceu em 2 de fevereiro de 1934, em Gotemburgo, na Suécia, e chegou ao Brasil ainda quando criança. Criou suas raízes em São Paulo, embora não se incomodasse em viajar sempre para o Rio de Janeiro por conta das gravações. Nos últimos anos, adotou Itatiba, no interior de São Paulo, para seu refúgio.

Era conhecido pelos mais íntimos como “Tatá”, apelido que o acompanhou durante a vida toda. Por sua vez, começou a carreira “atrás das câmeras”, como contrarregra, mas também foi auxiliar de iluminação e cinegrafista. Fez sua estreia como ator na peça Mas Não se Matam, ao conhecer o teleteatro na TV Vanguarda.

O ator estreou na TV Globo em 1976 e participou de várias novelas, alguma delas foram Anjo Mau, Duas Vidas, Ti-Ti-Ti, em 1985, O Salvador da Pátria, Mico Preto, O Beijo do Vampiro, em 2002, O Profeta, Cama de Gato, A vida da gente, Joia Rara, Êta Mundo Bom!, em 2016, entre outras mais, e sempre se dedicou à comédia.

Publicidade

Alem disso, seus últimos trabalhos na emissora carioca foram Brasil a Bordo e também em Malhação: Vidas Brasileiras, ambos exibidos em 2018. 

 O intérprete dos eternos Mario Fofoca e tio Vavá era casado com Cris Botelho, pai de Luis Gustavo Vidal Blanco, fruto de seu relacionamento com Heloísa Vidal, e de Jéssica Vignolli Blanco, fruto de seu casamento com a falecida atriz Desireé Vignolli. Também era avô de Marina Hoagland Blanco Buzzone, e tio de Tato Gabus Mendes e Cássio Gabus Mendes, que também são atores. 

Publicidade