Publicidade
Yanna Lavigne - Crédito: Reprodução / Instagram
Yanna Lavigne – Crédito: Reprodução / Instagram

Após nascimento de Amélia, a atriz Yanna Lavigne publicou um texto reflexivo sobre as dificuldades da maternidade

Yanna Lavigne surpreendeu a web ao postar um texto sincero onde ela destaca as dificuldades da maternidade. Mãe da Madalena, de 4 anos, e da Amélia, que nasceu em janeiro, a atriz publicou nesta segunda-feira, 07/02, um desabafo sobre todo que tem vivido.

Publicidade

“Vamos falar sobre… Maternidade: nunca aprendi tanto, nunca errei tanto. E assim a gente segue, tentando compreender o que é erro, o que é acerto. Criar um filho é a coisa mais difícil que já fiz e faço na vida. Imagina dois! É deparar-se a todo instante com você mesma, como quem olha para o espelho. A diferença é que o reflexo do espelho é efêmero, se desfaz. O corpo da mãe parece que nunca se desfaz, ao contrário, deve ser estrutura constante. Estruturante. Nada se desfaz”, assim iniciou.

Então, a atriz seguiu: “Tudo é acúmulo, inclusive a culpa de ter errado e a alegria de ter acertado, o corpo vai virando uma massa-acúmulo de culpa, medo, alegria, amor, arrependimento, incertezas, certezas… No fundo, sempre fica a dúvida se estamos acertando ou errando…é que o sistema é cruel. Nossa mente também. Há muita ambivalência e contradição. Há também muita violência sobre nossos corpos. Eu sigo tentando”.

Por fim, no texto publicado pela Yanna Lavigne, destacou: “Errando e acertando a cada segundo, com uma sensação de culpa constante justamente por não saber se é acerto ou erro. Porque o que sinto não basta. O que que penso não basta, é como se eu não tivesse autonomia no sentir e pensar. Há todo um sistema que se sobrepõe. A luta por essa autonomia e consciência é urgente. Livramento”.

Veja a publicação: