Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira, 21/04, aos 88 anos. O pontífice sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e, em seguida, uma insuficiência cardíaca irreversível. A notícia pegou o mundo de surpresa, mas o religioso já havia se preparado para a despedida.
Em 2022, o papa deixou um testamento pronto com exigências sobre seu funeral e enterro. No documento, que se tornou público após a confirmação da morte, Francisco pediu um túmulo “simples, sem decoração especial”, escrito apenas “Franciscus”.
Além disso, ele optou por não seguir o costume de enterro dos papas, que foram sepultados na Brasília de São Pedro. Papa Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore.
Onde o papa faleceu?
Vale destacar que o primeiro papa latino-americano faleceu na casa em que vivia no Vaticano, a Casa Santa Marta. Quem confirmou a morte de Jorge Mario Bergoglio foi o cardeal Farrell. “Caros irmãos e irmãs, é com profundo pesar que me cabe anunciar a morte de Sua Santidade Papa Francisco”, disse.
Leia mais: Vaticano expõe real causa da morte do Papa Francisco; veja!