João Carlos Martins, de 84 anos, revelou que foi diagnosticado com um câncer agressivo na próstata em março deste ano. Em entrevista concedida neste domingo, 27, à Folha de S. Paulo, o maestro contou que passou por cirurgia poucos dias após receber o diagnóstico e enfrentou um pós-operatório dramático.
“Foi devastador”, descreveu João Carlos sobre o momento em que soube da doença. Mesmo com a gravidade do caso, ele se mostrou otimista e afirmou acreditar estar curado. “O câncer foi extirpado da próstata. É evidente que sempre pode haver uma reincidência. Mas não vai ser o meu caso”, declarou o maestro, que segue mantendo sua agenda de apresentações.
O músico, que já enfrentou 30 cirurgias ao longo da vida — muitas delas devido à distonia focal, distúrbio que afeta os movimentos das mãos —, disse nunca ter vivido um momento tão difícil como no pós-operatório. Ele comparou o tratamento a uma verdadeira “operação de guerra”, após ter enfrentado uma obstrução intestinal grave. “Foi a pior noite da minha vida. Fiquei traumatizado. Mas, graças a Deus, eles me salvaram”, contou.
Apesar dos desafios, João Carlos Martins permanece confiante e reforçou sua força diante da vida: “Não tenho medo da morte”.