Na última sexta-feira, 16, Elaine Mickely, de 45 anos, recorreu às redes sociais para informar seus seguidores sobre um procedimento cirúrgico pelo qual passou. A esposa de Cesar Filho (64) foi submetida a uma histerectomia total, retirando útero e trompas, devido a um sangramento excessivo. Em sua conta pessoal, a atriz revelou que seu útero apresentava alterações de tamanho e miomas, além de relatar episódios de anemia.

Publicidade

Em conversa com a CARAS Brasil, a médica Dra. Ana Paula Mondragón explicou que a histerectomia completa consiste na remoção do útero juntamente com o colo uterino. “Em alguns casos, podem também ser retirados os ovários e as trompas. Como qualquer cirurgia, a histerectomia envolve riscos, sendo os principais, infecção da ferida operatória ou abdominal, lesões em órgãos próximos como bexiga, ureteres ou intestino durante o ato cirúrgico, complicações anestésicas, trombose, hemorragia”, destaca.

“Esta cirurgia é frequentemente indicada para mulheres com histórico prévio de miomas, endometriose grave, câncer ginecológico, sangramentos uterinos intensos ou dor pélvica crônica, porém vale lembrar que antes do procedimento cirúrgico deverão ser realizados outros tratamentos previamente e só será feita a histerectomia se o quadro não respondeu aos outros tratamentos”, acrescenta.

Abordagens cirúrgicas

A especialista também explica que existem diferentes abordagens cirúrgicas para a retirada do útero e que a recuperação está diretamente ligada ao tipo de técnica utilizada e à complexidade da operação. Em seguida, ela detalha as opções disponíveis:

“A escolha da técnica depende da condição médica da paciente, do tamanho do útero e da experiência da equipe médica. No geral, a recuperação é tranquila e gera uma melhora significativa na qualidade de vida da paciente. Após a cirurgia, seguir as orientações médicas é algo fundamental para uma boa recuperação. Repousar, abstinência sexual, alimentação balanceada, fazer uso dos medicamentos prescritos, cuidados com a higiene da região operada e, se observar sinais de infecção, procurar com urgência o hospital”, finaliza sobre o caso da atriz.

Publicidade

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ELAINE MICKELY (@elainemickely)

Publicidade

Leia também: Mesmo após polêmicas, Cauã Reymond segue valorizado na Globo

Publicidade

JULIANA GARDESANI é jornalista, tem 31 anos e é formada pela UNINOVE. Tem passagens pelo UOL (Splash), Vogue Brasil e Glow News, além de já ter trabalhado em assessorias de imprensa. Escreve há seis anos sobre moda, beleza, televisão e celebridades