‘Profissão Repórter’ chega ao programa 400
Programa vai apresentar reportagem sobre tribos de índios isolados

Programa vai apresentar reportagem sobre tribos de índios isolados
São mais de 13 anos no ar, com reportagens emocionantes, esclarecedoras e investigativas. Para mostrar os bastidores da notícia sob diferentes ângulos, a equipe do Profissão Repórter, comandada por Caco Barcellos, já percorreu todos os estados do Brasil e visitou 43 países. Hoje, dia 16, o programa atinge a marca de 400 edições com uma reportagem especial sobre tribos de índios isolados.
Na mais longa expedição já feita pela equipe, os jornalistas Danielle Zampollo e Maycon Mota passaram 25 dias na Amazônia. “Entre tantas formas de apresentar a história, uma de nossas ferramentas durante esses 400 programas sempre foi a imersão. Essa forma enxuta, como no caso das tribos da Amazônia, em que tínhamos dois repórteres, não interfere na rotina das pessoas, nos acontecimentos, nas notícias. A imersão mostra como a história pode ser vista por diversos ângulos”, explica Caco Barcellos.
O programa revela ameaças crescentes a um trecho remoto da floresta e seus povos. Na terra indígena do Vale do Javari, uma das maiores do país, perto da fronteira com o Peru, a presença de invasores é cada vez mais comum. A preocupação maior é a transmissão de doenças: como os indígenas não têm anticorpos, pequenos resfriados podem evoluir para quadros mais graves.
A reportagem mostra agentes de saúde aplicando vacinas e conta como servidores públicos tentam mediar problemas entre as tribos, já que conflitos entre Korubo e Matis, por exemplo, já deixaram mortos dos dois lados.
O Profissão Repórter vai ao ar logo após o Futebol 2019.