O cineasta iraniano Jafar Panahi, diretor do premiado filme Foi Apenas um Acidente, foi condenado a cinco anos e um mês de prisão no Irã. A decisão foi tomada à revelia pela 26ª Vara do Tribunal Revolucionário de Teerã e também determina a proibição de viagens e do uso de redes sociais por dois anos.
Segundo informações divulgadas pelo IndieWire, a nova condenação foi descoberta após o bloqueio das contas bancárias do diretor. O advogado Mostafa Nili procurou as autoridades iranianas para entender a situação e acabou tomando conhecimento da sentença.
Defesa de Jafar Panahi questiona condenação
De acordo com o advogado, as autoridades alegaram que não conseguiram localizar Jafar Panahi porque ele estaria fora do país. No entanto, o cineasta retornou ao Irã em março de 2026 e chegou a comparecer a outra unidade do órgão em setembro.
Nili também afirmou que seu cliente não recebeu qualquer notificação sobre a audiência que resultou na condenação.
A decisão representa mais um capítulo dos conflitos entre o diretor e a Justiça iraniana. Em dezembro de 2025, Panahi já havia sido condenado a um ano de prisão sob a acusação de realizar atividades de propaganda contra o governo.
Diretor de ‘Foi Apenas um Acidente’ acumula prêmios internacionais
Reconhecido como um dos principais nomes do cinema iraniano, Jafar Panahi construiu uma carreira marcada por produções premiadas e críticas sociais.
Em 2000, conquistou o Leão de Ouro no Festival de Veneza com O Círculo. Anos depois, em 2015, venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim com Táxi.
Mesmo enfrentando restrições impostas pelas autoridades, o cineasta continuou produzindo filmes. Em 2010, recebeu uma sentença de seis anos de prisão e foi proibido de realizar novas produções cinematográficas por duas décadas.
Seu trabalho mais recente, Foi Apenas um Acidente, conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes em maio de 2025. O longa também recebeu indicações ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original.
A produção ganhou destaque internacional enquanto Panahi enfrentava novos processos judiciais em seu país. A recente condenação amplia as restrições impostas ao diretor, cuja trajetória é marcada pela defesa da liberdade de expressão por meio do cinema.







