Publicidade
Edson Celulari - Foto Reprodução Tv Cultura
Edson Celulari – Foto Reprodução Tv Cultura

No programa de hoje (18/10), o Persona em Foco homenageia o ator Edson Celulari. Para entrevistá-lo foram convidados o professor Paulo Neves, uma testemunha presencial dos primeiros passos de Celulari no teatro, e o colega de escola Hélio Cícero, ator e diretor teatral. Durante a entrevista, ele conta sobre o início de sua carreira, principais trabalhos e momentos vividos.

Publicidade

Nascido em Bauru, Celulari aos 16 anos se mudou para São Paulo para estudar na Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. Teve como colega a atriz Lilian Cabral, que faz um depoimento ao amigo e comenta que na época que cursavam a escola de teatro, Celulari era muito cavalheiro e sempre dava lugar para ela sentar no ônibus. O ator após agradecer a participação da amiga diz, brincando: “Depois do trabalho, eu ia para a EAD de ônibus, e às vezes, no meio do trajeto, a Lilian Cabral pegava o mesmo ônibus. Eu ficava torcendo para ela não pegar, para não ter que ceder o meu lugar para ela”.

O ator conta também sobre ter sido fichado pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). “No final dos anos 70, eu estava em uma assembleia na PUC, quando a Policia Militar chegou. Todos nós corremos para dentro da faculdade, mas acabaram prendendo uns mil estudantes. Fomos levados paro o quartel da Tiradentes e eu acabei sendo fichado”, diz Celulari.

O primeiro contato que o ator teve na TV Tupi foi com Antônio Abujamra. “Eu fui fazer um teste lá para uma novela. Eu entrei numa sala, o Abujamra olhou para mim e disse: mostra os dentes! Eu falei: como? E ele repetiu. E eu falei: como mostrar os dentes? Quem mostra os dentes são os cavalos! E eu não sou um cavalo, sou um ator. Eu pensei que essa TV fosse séria e sai andando. E ele foi me buscar no corredor e disse que estava brincando comigo. Que o papel já era meu”, conta Edson.

Persona em Foco traz ainda depoimentos de pessoas que trabalharam e conviveram com Edson Celulari como Nicete Bruno, Cristina Santos, Jacqueline Laurence, Walter Lima Jr, Paulo Nascimento, Irene Ravache, Christiane Torloni e Mário Teixeira.

Publicidade

Apresentado por Atílio Bari, o Persona em Foco vai ao ar às 22h45, na TV Cultura e no aplicativo Cultura Digital.