Publicidade

Selton Mello: “Minha carreira é antes e depois do Chicó”

Ator fala sobre seu personagem mais marcante

Selton Mello
Selton Mello viveu Chicó em O Auto da Compadecida Foto: Divulgação/TV Globo

Quem não se lembra do Chicó, personagem de Selton Mello em O Auto da Compadecida, e seu já conhecido bordão: “Não sei, só sei que foi assim”? Ele está prestes a ser ouvido novamente. Afinal, a série, que completa 20 anos, volta à telinha a partir do próximo dia 7 de janeiro na TV Globo, depois de Amor de Mãe. A atração passou por uma reformulação gráfica, remasterização e nova abertura. Para Selton, no entanto, Chicó continua sendo o personagem mais marcante de sua carreira. Em entrevista oficial para a CGCOM (Central Globo de Comunicação), ele relembra o matuto.

Publicidade

Qual é a cena que você mais gostou de fazer na série?
É muito difícil citar uma cena específica, mas uma situação inesquecível é quando Chicó, que era a pessoa mais medrosa da cidade, se fazia de valentão. Era hilário e fazer aqueles blocos de cenas era muito divertido.

Como você vê o personagem duas décadas depois?
Intacto. É algo tão poderoso que atravessou o tempo. Não dou um passo em qualquer lugar do Brasil sem que pessoas, de qualquer faixa etária ou condição social, não me parem para falar do personagem. Depois da série, ‘O Auto da Compadecida’ virou filme e toda vez que é exibido as pessoas adoram. Muita gente tem em DVD.

Qual o impacto dessa reexibição para o público que viu a versão original ou que teve contato apenas com o filme?
É uma oportunidade de apresentar e encantar uma nova geração, que não teve contato com a série. As pessoas que viram há 20 anos ou que assistiram só o filme vão amar rever esta obra-prima. A série é muito mais longa, tem mais cenas. É um trabalho lindo, puro e inspirado de toda a equipe. Por isso essa força atemporal.

O que Chicó acrescentou na sua carreira?
A minha carreira é antes e depois de Chicó. É o personagem mais popular da minha vida e olha que eu já fiz muita novela, que é um formato que te deixa em evidência por meses. É muito surpreendente que um trabalho de quatro episódios, no caso da série, ou de cerca de 1h30, no caso do filme, tenha tanta força. Chicó está marcado para sempre e do modo mais lindo possível na minha vida.

Publicidade