Publicidade

Glória Maria e a produção de flores exóticas

‘Globo Repórter’ vai mostrar Festival de Elfos na Holanda

Glória Maria mostra primavera na Holanda
Glória Maria mostra primavera na Holanda | Foto: Globo/Divulgação

O Globo Repórter de hoje, dia 20, mostra como é a primavera – que começa dia 23 aqui no Brasil – em um dos países mais visitados da Europa. Na Holanda, a repórter Glória Maria explora todo o encanto de algumas das flores mais bonitas do mundo e conhece personagens irreverentes da cultura do país. 

Publicidade

Um dos destaques do programa é o encontro de Glória Maria com o ‘Mago das Flores’, conhecido no país por seu trabalho único com tulipas das mais variadas espécies. Ele criou diversos novos tipos de flores e conta como mantém, durante todo o ano, uma estufa com mais de três mil tipos da exótica flor. 

A primavera é tão relevante na economia da Holanda que o mercado ligado à estação movimenta mais de R$ 20 bilhões por ano. Ao todo, são mais de 450 mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente com floricultura e cerca de 40% das flores são comercializadas fora do país.

Glória Maria no meio da plantação de tulipas | Foto: Globo/Divulgação

Durante a estação, 850 mil tulipas enfeitam os canteiros de Amsterdam e para conseguir comercializar toda a produção, o maior leilão do mundo em negócios ligados a flores comercializa cerca de 12 bilhões de unidades de plantas.

Além do mergulho na produção, manutenção e comercialização das tulipas, Glória Maria também se diverte no Festival de Elfos, realizado anualmente no Castelo de Haar, nos arredores de Utrecht. Com fantasias exuberantes e um cenário magnífico, holandeses e turistas do mundo todo celebram o fim do inverno e vivem, por um dia, como personagens de sonhos.

Publicidade

O Globo Repórter mostra essas e outras curiosidades da primavera na Holanda,  logo após a novela A Dona do Pedaço.