Publicidade

Câmera Record: pacientes engordam após a bariátrica

Efeito sanfona – o programa revela que muitos pacientes engordam após a cirurgia bariátrica

Marcos-Hummel - divulgação Record TV
Marcos-Hummel – divulgação Record TV

Número de cirurgias de redução de estômago quase dobra em oito anos no Brasil, mas 15% dos pacientes voltam a ganhar muito peso, segundo assessoria do programa da Record TV.

Publicidade

Por que os pacientes que passaram por uma cirurgia de redução de estômago não conseguem manter os resultados de perda de peso? O Câmera Record deste domingo, 17, apresenta histórias de obesidade que ilustram uma estatística que preocupa a comunidade médica, onde 15% dos pacientes não conseguem manter os resultados de perda de peso, cinco anos após a operação, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

De 2011 pra cá, o número de procedimentos cirúrgicos deste tipo disparou no Brasil: foi de 34.629 para 63.669, um aumento de 84,73%. Mas nem todos se beneficiam com o tratamento.

Alguns casos mostram um efeito sanfona levado ao extremo. O motorista Adriano Pereira, por exemplo, tinha 140kg, fez a cirurgia bariátrica há 14 anos e chegou a 88kg. “Hoje, eu tenho 170 kg”, lamenta-se. “Eu já acordo com muita dor no corpo, dificuldade para dormir… Você vira de um lado, dói. Vira do outro, dói”.

Marcio chegou a 223 kg, emagreceu até 111 kg e agora pesa 142 kg. Rita, antes do procedimento, tinha 118 kg e conseguiu chegar a 91 kg. Mas hoje a balança mostra 125 kg.

Publicidade

O programa de domingo vai explicar por que, afinal, tanta gente volta a engordar depois da tão sonhada bariátrica. O endocrinologista Malebranche Carneiro chama a atenção para erros na análise pré-cirúrgica. “Você pode ter um paciente que foi mal diagnosticado do ponto de vista do contexto psicológico, psiquiátrico”, afirma. “As compulsões devem ser trabalhadas, que se não forem trabalhadas o paciente não vai ter sucesso. Tratamento de doença crônica a curto prazo não é o principal interesse”.

Apresentado por Marcos Hummel, o Câmera Record vai ao ar domingo, 17/11, à meia-noite.

Publicidade