Fale conosco

O que você está procurando?

Márcia Piovesan

TV

Ana Maria Braga se pronuncia sobre polêmica na TV: ‘Eu errei’

Ana Maria Braga pede desculpas após usar expressão preconceituosa ao vivo no Mais Você

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga - Crédito: Reprodução / Globo

A apresentadora Ana Maria Braga abriu o programa Mais Você desta terça-feira, 02/03, com um pedido de desculpas. Ela se pronunciou sobre a polêmica que aconteceu nas redes sociais após ela usar a expressão de ‘preconceito reverso’ ao falar sobre Lumena e Carla Diaz no BBB21. Ao vivo, a comunicadora pediu desculpas e assumiu seu erro. Além disso, ela contextualizou o motivo para que a expressão não seja usada.

Confira o depoimento dela:

“Sempre que eu cometo um engano ou um erro, eu gosto muito de assumir meus erros, porque eu acho que a gente vai aprendendo. Ontem, depois do programa, eu vi várias mensagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado, que eu não sabia. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre branquitude se referindo a Carla Diaz. Nesse momento eu usei a expressão de preconceito reverso, entendido por muitos, também, como racismo reverso. E aí vieram muitas críticas e isso me fez buscar informação. Na maioria das vezes, neste assunto, a gente é muito desinformado. Muitos ativistas e pensadores da realidade criticam o discurso de preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão. Para haver racismo, precisa ter relações de poder. E negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos. E eu aprendi”, disse ela.

E completou: “A gente tem visto no BBB uma dificuldade na conversa e até conflitos sobre o tema, mas isso também é reflexo da dificuldade que a sociedade ainda tem de lidar com essas questões. A gente vai debatendo, aprendendo e chamando mais gente para a conversa. Já descobri uma coisa que não farei mais, para entender melhor o significado da palavra. Então não faz sentido usar essa expressão”.

Para finalizar, ela disse: “Eu peço desculpas, e a gente aproveita o que aconteceu como oportunidade para divulgar informação e falar mais sobre isso. Eu nunca fui racista, ou de diferença social ou racial, de qualquer assunto. Vocês me veem falando sobre isso o tempo inteiro. Eu acho que as pessoas têm que ser o que é, ter orgulho do que é, seja qual for a sua decisão, e que assunto você queira tocar com a sua vida. Mas com a outra pessoas nós temos que ter respeito. E eu volto a pedir desculpas, eu não sabia mesmo, eu errei”.

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga – Crédito: Reprodução / Globo