Fale conosco

O que você está procurando?

Márcia Piovesan

TV

Ana Maria Braga convenceu Tom Veiga a dar vida para Louro José na TV

Saiba qual é a história da criação do personagem Louro José, que foi interpretado por mais de 20 anos por Tom Veiga

Ana Maria Braga e Louro José | Foto: reprodução/TV Globo

A apresentadora Ana Maria Braga teve que convencer Tom Veiga a aceitar o desafio de interpretar Louro José na TV. Lá em 1996, na época do Note e Anote na Record, ela precisava de um parceiro de palco e criou o papagaio Louro José.

Na época, Tom era assistente do programa e foi flagrado brincando com o boneco nos bastidores. Então, Ana Maria disse que ele era o Louro José. Mesmo sem querer o papel, Tom Veiga aceitou o desafio e foi sucesso por mais de 20 anos.

Em entrevista no projeto Memória Globo, ele relembrou dessa época. “Eu tava brincando com o boneco na produção, tirando sarro do pessoal que trabalhava com a gente, e ela [Ana Maria Braga] viu e gostou. Ela falou: ‘Amanhã você entra no ar como Louro José, tá?”, disse ele, que completou: “Imaginar meu caminho hoje sem o Louro. Tudo o que eu sou hoje eu devo ao Louro e à Ana”.

Por sua vez, Ana Maria Braga falou sobre a criação do Louro José. “Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo“, disse ela. 

A MORTE DE TOM VEIGA

O ator Tom Veiga faleceu neste final de semana no Rio de Janeiro. Segundo o site G1, da Globo, ele foi encontrado sem vida em sua casa na Barra da Tijuca neste domingo, 01/11.

Tom era conhecido por interpretar o personagem Louro José no programa Mais Você, da Globo. Ele foi parceiro da apresentadora Ana Maria Braga por mais de 20 anos.