Publicidade
Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar) na novela A Favorita - Crédito: TV Globo / Rafael França
Donatela (Claudia Raia) e Flora (Patricia Pillar) na novela A Favorita – Crédito: TV Globo / Rafael França

Rivalidade de Donatela e Flora está de volta à TV! Globo anuncia a reprise da novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro

A novela A Favorita, de João Emanuel Carneiro, vai ser reexibida na telinha da Globo. Nesta segunda-feira, 02/05, a emissora anunciou que a trama vai substituir O Clone na faixa do Vale a Pena Ver de Novo a partir do dia 16 de maio. O anúncio foi feito no programa Mais Você.

Publicidade

A Favorita foi exibida, originalmente, entre 2008 e 2009, e contou a história de rivalidade de Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Claudia Raia). Elas foram criadas juntas e formaram uma dupla sertaneja, mas elas se tornaram rivais na vida adulta.

Quando eram jovens, Flora e Donatela formaram a dupla Faísca e Espoleta e até fizeram sucesso. Um dia, elas conheceram Marcelo (Flavio Tolezani) e Dodi (Murilo Benício) e casaram com eles. Donatela ficou com Marcelo e teve um filho, que foi sequestrado quando era um bebê e nunca foi encontrado. Enquanto isso, Flora se casou com Dodi, mas eles se separam pouco depois. Então, Flora se tornou amante de Marcelo e teve uma filha com ele, a Lara (Mariana Ximenes).

No entanto, Marcelo foi assassinado e Flora levou a culpa. Ela ficou 18 anos presa e sai da cadeia com sede de vingança. Ela quer provar sua inocência e acusa Donatela de ter matado o próprio marido. Além disso, Floria quer se aproximar da filha, que foi criada por sua maior rival.

Claudia Raia relembra a novela A Favorita

Intérprete de Donatela, Claudia Raia conta sobre a dúvida que o autor da novela deixou no ar: ‘quem é a vilã e quem é a mocinha?’. “Donatela é uma personagem completamente diferente das que vieram antes e das que vieram depois na minha carreira. O trabalho de composição dela foi algo muito minucioso. Não emprestei nada meu a ela (risos). Era outra postura, outra maneira de falar, de se comportar. Ela é uma mulher complexa: ao mesmo tempo que o público vê nela uma mulher amorosa, havia a dúvida se ela estaria ou não falando a verdade. Então, por quase metade da trama, operei nessa dualidade porque não sabíamos quem era a vilã ou a mocinha. Isso é algo muito rico para o ator“, disse ela quando a novela chegou ao Globoplay, e continuou: “‘A Favorita’ foi uma novela que impactou muito o público. A história foi construída de uma maneira muito hábil por João Emanuel Carneiro, que não esperou o último capítulo para fazer as máscaras caírem. Tanto Donatela quanto Flora tinham histórias críveis. A virada do capítulo 100, quando o público descobre de fato quem é a vilã e a mocinha da história, foi muito impactante. A dupla Faísca e Espoleta até hoje é lembrada. Quando posto algo nas redes sociais, por exemplo, o público sempre reage com carinho, fala de saudade. Na época, lembro que as pessoas demoraram a se acostumar com os trejeitos de Donatela. Ela era uma mulher com características mais brutas e eu precisei me despir de mim para colocá-la em cena. Foi um trabalho muito especial“.

Publicidade

Patricia Pillar lembra com carinho de sua personagem

A atriz Patricia Pillar deu vida para a inesquecível Flora. “Acompanhar sem saber quem e a vilã e a mocinha é muito interessante. Mas, acompanhar já sabendo, também acho rico porque será possível ver as personagens com outros olhos: o desespero real de uma, a frieza da outra… Sempre tive um retorno muito carinhoso sobre a Flora, até hoje. Ela tinha um lado divertido. A novela ficou reverberando um bom tempo depois. Lembro da enorme repercussão que teve quando as pessoas descobriram as verdadeiras personalidades. João Emanuel Carneiro usou dos clichês para fazer essa brincadeira com os espectadores. Ele é um autor muito inteligente e confiou em sua ideia até o fim, o admiro muito por isso“, comentou quando a novela entrou para o catálogo do Globoplay.