Fale conosco

O que você está procurando?

Márcia Piovesan

Música

Marcelo Falcão chega ao Espaço das Américas

Com primeiro álbum solo, cantor lança turnê ‘Viver’

Marcelo Falcão começa turnê 'Viver' em carreira solo
Marcelo Falcão começa turnê 'Viver' em carreira solo | Foto: Divulgação

Como costumam brincar os fãs de reggae, “coloca o capacete aí, que lá vem pedrada”. O termo é usado para descrever as mais empolgantes gravações do ritmo jamaicano e de outros gêneros musicais a ele relacionados (dub, ragga, rocksteady, ska etc.). E pedrada é o que não falta no primeiro álbum solo de Marcelo Falcão, que por 25 anos colocou voz, carisma e melodias marcantes no grupo Rappa, que pode ser incluído entre os três mais importantes do país desde 1990.

A aguardada estreia individual de Marcelo Falcão acontece, oficialmente, no dia 23 de agosto no Espaço das Américas, em São Paulo. O cantor avisa que está botando o bloco “na humildade”, usando a voz para “falar coisas direto do coração”, seguindo caminhos que foram se apresentando naturalmente ao longo dos últimos anos. “A grandiosidade eu deixo para o que fizemos no Rappa”, pontua.  Mesmo envolvido com a turnê de despedida do grupo, ele foi acumulando ideias e esboços de canções em cerca de 650 arquivos de gravação, cuidadosamente organizados por seu irmão, Vinicius Falcão

Falcão botou em prática muito do que aprendeu nos anos de janela, ralando e criando em estúdio com feras como LiminhaBill LaswellDennis Bovell, como o uso sagaz de microfones diversos em uma mesma faixa. Das 13 músicas, 12 levam a assinatura de Marcelo Falcão. A quarta, Mais leve que o ar, em parceria com o mestre pernambucano Lula Queiroga, tem scratches, concisão e grande apelo pop.

Os ingressos já estão disponíveis nas bilheterias do Espaço das Américas (de segunda a sábado das 10h às 19h – sem taxa de conveniência) ou no site da Ticket 360 (https://goo.gl/xgibPV).