Publicidade
Luiz Vieira
Luiz Vieira Foto: Reprodução Insternet

Morreu na manhã desta quinta-feira (16), o cantor, compositor e radialista Luiz Vieira. Ele estava internado na Casa de Saúde José, na Zona Sul do Rio, para onde foi levado após passar mal, em casa, na noite de ontem e teve uma parada cardíaca, as 7h30 da manhã.

Publicidade

Autor de sucessos como Prelúdio para ninar gente grande (Menino passarinho), Paz do meu amor e A voz do povo, Luiz Vieira nasceu em Caruaru (PE), mas se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Foi criado pelo avô em Alcântara, no município de São Gonçalo, e na década de 1940 começou a se apresentar em bares da Lapa. Tornou-se “príncipe do baião” durante sua passagem pela Rádio Tamoio, quando se apresentou ao lado de Luiz Gonzaga no programa Salve o baião.

Como compositor Vieira tem mais de 500 músicas gravadas por diversos artistas, entre os quais, Caetano Veloso, Nara Leão, Moacyr Franco, Gilberto Alves, Agnaldo Rayol, Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Cascatinha e Inhana, Sérgio Reis, Rita Lee, Marcelo Costa e Maria Bethânia. Vieira se destacou na década de 1950 cantando diferentes gêneros, sobretudo samba e sertanejo. O pernambucano também participou de importantes rádios da época, como Tupi e Record. Seu primeiro sucesso foi Menino de Braçanã (1953), mas foi com a música Paz do meu Amor (1963) que ele alcançou maior notoriedade.