Publicidade

Lançamento de ‘Alcântara, a história inspirada na História’ é sucesso

Jornalista Miriam Rezende Gonçalves tem projeto de transformar livro em filme

Miriam Rezende Gonçalves Escritora e Marco Aurélio Esparza
Miriam Rezende Gonçalves Escritora e Marco Aurélio Esparza | Foto: Divulgação/Juliana Motoki_

O lançamento do livro Alcântara, a história inspirada na História, de Miriam Rezende Gonçalves que aconteceu esta semana no deck da Livraria Cultura, da avenida paulista, reuniu o astronauta Marcos Palhares, representante da Virgin Galatik no Brasil, e o cientista Lucas Fonseca, Ceo da missão Lunar brasileira, para um bate papo informal antes da noite de autógrafos.

Publicidade

E muita gente passou pelo evento como o escritor e autor Rodrigo Amaral (filho de Maria Adelaide Amaral) e sua esposa Carina Pederzoli, Fabio Herz (o herdeiro do grupo da Livraria Cultura) e o astrônomo Marco Aurélio Esparza,  além dos apaixonados e os leigos que nada conheciam sobre o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

A autora do livro é ativista da causa há cerca de 16 anos, com site e blog publicados desde 2012. A jornalista sempre ressalta os benefícios que a conquista espacial pode trazer para os problemas na Terra.  Há quase 20 anos, ela pesquisa tudo que envolve o Programa Espacial Brasileiro, o Centro de Lançamento de Alcântara, a história da cidade, seus símbolos e significados e afirma que a missão dignifica seu caminho.

Lucas Fonseca, Miriam Rezende Gonçalves e Marcos Roberto Palhares | Foto: Divulgação/Juliana Motoki

O diferencial deste livro é o ineditismo do tema, que traz à tona um thriller de suspense, para aproveitar o  vasto material de pesquisa da autora, guardado desde a terceira e última tentativa frustrada de lançamento de um foguete brasileiro, em 2003, quando 21 técnicos que estavam na plataforma morreram.

Entre idas e vindas, viagens para a base espacial, pesquisa, leituras, denúncias, muito material foi recolhido por ela, que quase teve que desistir. Durante a pesquisa, Miriam mudou de cidade, de estado, mas conseguiu concluir o livro com êxito.

Publicidade

“A tragédia foi amplamente citada pela mídia nacional e internacional, e me marcou profundamente e precisava de uma catarse. Perdi um primo no acidente e a minha tia foi se recuperar na minha casa. Como não podia deixar de ser o envolvimento, Alcântara, é orgânico. O livro tem um tom de mistério, com pitadas de suspense, ação, romance e aventura, e claro, trata-se de  uma obra de ficção” disse a autora.

Agora ela se prepara para sair em uma turnê de autógrafos e palestras pelo país, para incentivar jovens a ingressarem na carreira astronáutica e assim, formar mão de obra qualificada para o programa espacial brasileiro. Com isso, Alcântara já virou leitura permanente nas disciplinas de Física e História, em uma escola-ONG denominada projeto CEEB, da cidade de Santa Inês, interior do estado do Maranhão.

Em tempo: Miriam Rezende já esteve em reunião com o General Augusto Heleno, com o Comandante da Aeronáutica, Rossato, e também com o atual Ministro da Ciência e Tecnologia para viabilizar o projeto de um filme, do qual ela também será roteirista.

Publicidade