Publicidade

Justiça de São Paulo condena responsáveis por racismo contra Maju Coutinho

Eles proferiram injurias contra a jornalista na página da TV Globo

Maju Coutinho
Maju Coutinho | Foto: Globo/Fábio Rocha

A Justiça de São Paulo condenou dois homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje, da Rede Globo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (9) pelo Jornal Folha de São Paulo

Publicidade

De acordo com o jornal, os homens, utilizando perfis falsos em redes sociais, acessaram a página da emissora e proferiram injúrias contra a jornalista, referindo-se a sua raça e cor. Eles também foram condenados por corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática do mesmo crime.

A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Nela, o juiz afirmou que “os réus, deveras, incitaram e induziram a discriminação e o preconceito de raça e cor. O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam e de alguma forma obtiveram – ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”, escreveu o juiz.