Publicidade
Dricca Rhiel explica a origem e o significado do Dia das Bruxas
A esotérica Dricca Rhiel revela os segredinhos do Halloween | Foto: Reprodução/Instagram

A comemoração do dia das Bruxas é um costume bem antigo. Uma das vertentes aponta para o Souling (soul = alma em inglês), uma festividade de tradição cristã. As famílias que perderam seus entes queridos preparavam pequenos bolos decorados com cruzes a serem ofertados em troca de orações para as almas daqueles que partiram. Acreditava-se que essas orações ajudariam a encaminhar as almas à luz. O famoso trick or treat (doces ou travessuras), tão esperado pelas crianças, teve sua origem nesse ritual. 

Publicidade

A outra vertente é bem mais remota e está relacionada aos costumes da terra e ao paganismo. No hemisfério norte, nesta época do ano, iniciava-se o inverno e, portanto, havia forte necessidade de estocar alimento para garantir a sobrevivência de todos. Essa passagem, chamada de Samhain, marca a terceira colheita (colheita do sangue), em que animais eram abatidos, armazenados no gelo e consumidos ao longo dos três meses de inverno rigoroso.

Segundo a tradição, durante o período de festividade que se estende por uma semana, o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se entrelaçam, trazendo tanto os espíritos bons quanto os maus. Então, como se defender dos espíritos maus? A solução para afugentá-los era usar as peles dos animais abatidos como vestimentas e pintar o rosto com desenhos assustadores ao sair de casa. As fantasias usadas hoje em dia são inspiradas nesse ritual milenar pagão. É por esse motivo, também, que as abóboras enfeitam as janelas e portas das casas no Halloween. Elas funcionam como carrancas ou caveiras a fim de proteger o lar, espantando os maus espíritos.

 Essa data especial também marca o ano novo celta. Com o domínio do cristianismo os rituais pagãos foram proibidos. Entretanto, por volta do ano 800 d.C., o Papa Gregório VIII estabeleceu que o dia primeiro de novembro, conhecido como o Dia dos Mártires, fosse substituído pelo Dia de Todos os Santos (anteriormente celebrado em maio). Dessa forma, os povos pagãos poderiam comemorar pelo menos uma de suas datas importantes. O Halloween (do inglês All Hallows’ Eve) quer dizer a véspera do Dia de Todos os Santos, assim como comemoramos a véspera do ano novo cristão, no dia 31 de dezembro.

Portanto, o Halloween de hoje é uma festa que mistura diferentes crenças, mas que agrada a todos por suas fortes e belas raízes. No Brasil, em vez de doces, levamos flores aos nossos antepassados no cemitério. Cada povo pode ter seus costumes peculiares, todavia, o importante sempre será a tradição e a intenção por trás das fantasias e docinhos: reverenciar os antepassados e espantar toda a negatividade, pelo menos até o próximo ano!

Publicidade

RITUAL PARA SEU HALLOWEEN

Analise tudo que você passou neste ciclo, de outubro do ano passado até este momento, e faça uma reflexão. Agora, escreva uma lista de tudo que não quer mais em sua vida em um papel, dobre-o sete vezes e depois, queime-o na chama de uma vela branca. Então, pense no que você quer de mais importante para o ano novo que está chegando. Quando for meia-noite, com sua vela em mãos, fique de frente para um espelho e fale em voz alta seu pedido sete vezes. O espelho divide o mundo dos vivos do mundo dos mortos. Faça este ritual sozinho e não conte seu pedido a ninguém. Boa sorte e feliz Halloween!

Publicidade