Publicidade
Cacau Protásio - Reprodução Instagram
Cacau Protásio | Foto: Reprodução Instagram

Após a notícia de que um vazamento de um áudio aonde bombeiros proferiram ataques racistas e gordofóbicos contra Cacau Protásio, a atriz resolveu se pronunciar.

Publicidade

Em vários vídeos publicados em suas redes sociais, ela fez um desabafo e chegou a chorar. “Eu estou fazendo um filme, que eu faço um bombeiro, sargento, e domingo, eu fui filmar no batalhão de bombeiros no Centro da cidade. Fui super bem recebida, bem assessorada, sendo que tem um bombeiro que fez um vídeo de uma cena solta e espalhou por aí. Em momento algum ele desceu para saber o que estava acontecendo, o que era, e a cena que ele postou é o pedaço de uma cena que é um sonho do meu superior. Eu faço um filme, eu conto história, aquilo ali é uma ficção, não é realidade. E ele espalhou o vídeo com um áudio me chamando de negra, gorda, fdp, aquela cambada de viado… Racismo é preconceito, se vocês não sabem, se ele não sabe, e isso é muito triste. Não entendi porque tanto ódio”, iniciou.

“Sou negra, sou gorda, sou brasileira, sou atriz, eu conto histórias, conto ficção. Não mereco ser agredida, assim como nenhuma pessoa. Eu respeito a opinião de alguns bombeiros que dizem: ‘ah, eu não acho certo’. Mas vai ver realmente a história antes de agredir. Eu printei tudo o que foi colocado na minha página. Tem uma menina no Facebook também superfalando mal. Postou uma foto minha de farda e os coleguinhas dela detonando. Tudo isso eu printei, porque isso é crime. Você ser preconceituoso é crime. Racismo é crime. Você pode não gostar, mas tem que respeitar. E por que esse ódio? Juro que não entendo. A cena é uma alucinação de um personagem, um sonho. Quando ele volta, eu tô ali, trabalhando. O bombeiro é uma corporação que eu respeito, que amo, que queria ser quando criança. Nas minhas primeiras entrevistas, sempre falei isso”, continuou no segundo vídeo.

Atingindo um estágio emocional muito alto, Cacau não segurou a emoção e caiu no choro. “Como uma pessoa que veste uma farda tão linda tem essa postura? Como posso dizer que ele salva vidas? Que ele faz o amor, tendo essa postura e falando tanta coisa horrorosa, tanta coisa feia, ofendendo? Eu respeito e acho que eles têm o direito de gostar ou não gostar. Mas porque não vão perguntar primeiro? O mal da gente é não perguntar primeiro o que é. Primeiro todo mundo julga, joga pedra, xinga, para depois saber o que era e falar que não era algo tão ruim. Só estou aqui para dizer que racismo é crime. Isso não se faz”, desabafou.

 “A filmagem da gente foi tão legal e agora eu ouço que vai ser tirada do filme, que vão mandar cortar. Então, por que as pessoas que estava lá autorizando acharam legal, abraçaram a gente e disseram que estava tudo bem? A gente não fez nada absurdo, se as pessoas pedirem para ver a cena, vão ver que não é nada absurdo. Mas respeito a opinião dos bombeiros, não sei o que eles passam, não sei o que é ser bombeiro de verdade, eu só admiro. Mas peço que a gente tenha mais compaixão um com o outro.”, contando que o episódio irá repercutir no corte final do longa.

Publicidade